Acessibilidade / Reportar erro
Sociologias, Volume: 21, Número: 52, Publicado: 2019
  • Corpos, emoções e risco como objetos sociológicos Editorial

    Almeida, Jalcione
  • Corpos, emoções e risco: vias de compreensão dos modos de ação individual e coletivo Artigos

    Zarias, Alexandre; Breton, David Le

    Resumo em Português:

    Resumo Neste número da revista Sociologias, ao lado de “corpos e emoções”, soma-se a ideia de “risco” a fim de incorporar à reflexão sociológica o grau de incerteza no qual se desenrolam as relações sociais cotidianas. O corpo, do ponto de vista sociológico, é compreendido como signo das relações sociais, que encerra um conjunto de representações da vida individual e coletiva, e que compõe uma gramática que se tornou objeto particular de uma sociologia especializada constituída contemporaneamente e que já consolidou diferentes frentes de pesquisa. As emoções, por sua vez, não estão separadas do seu suporte, seu veículo expressivo, o corpo. Estas, em sociologia ou antropologia, frutos da observação e análise das relações sociais, também não podem ser tratadas como substância, entidade que antecipa ou contradiz as ações humanas, mas sim como uma dimensão da vida afetiva que se modifica constantemente por conta da infinidade de possibilidades de interação humana. Nos interstícios dos corpos e das emoções, a noção de risco nos revela as incertezas da existência individual que sempre oscila entre a vulnerabilidade e a segurança, o impulso e a sensatez. A fim de desnaturalizar e relativizar tais noções, este dossiê apresenta artigos derivados de diferentes abordagens teóricas e metodológicas empreendidas por pesquisadores do Brasil, Argentina, México e França.

    Resumo em Francês:

    Résumé Dans ce numéro de Sociologias, à côté de « corps et émotions », la notion de « risque » est ajoutée afin d’intégrer dans la réflexion sociologique le degré d’incertitude dans lequel se développent les relations sociales quotidiennes. Le corps, du point de vue sociologique, est compris comme un signe de relations sociales, renfermant un ensemble de représentations de la vie individuelle et collective, composant une grammaire devenue un objet particulier d'une société spécialisée dans la sociologie contemporaine et ayant déjà consolidé différents fronts de recherche. Les émotions, à leur tour, ne sont pas séparées de leur soutien, de leur véhicule expressif, le corps. Celles-ci, en sociologie ou en anthropologie, issues de l'observation et de l'analyse des relations sociales, ne peuvent être traitées ni comme une substance, comme une entité anticipant ou contredisant les actions humaines, mais comme une dimension de la vie affective en perpétuelle mutation du fait de l'infini possibilités d'interaction humaine. Dans les interstices des corps et des émotions, la notion de risque nous révèle les incertitudes de l'existence individuelle qui oscillent toujours entre vulnérabilité et sécurité, force et sagesse. Afin de dénaturaliser et de relativiser ces notions, nous présentons des articles issus de différentes approches théoriques et méthodologiques entreprises par des chercheurs du Brésil, de l’Argentine, du Mexique et de la France.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In this issue of Sociologias, we bring discussions around “bodies and emotions”, adding the idea of “risk”, in order to incorporate into the sociological reflection the degree of uncertainty that daily social relations entail currently. The body, from the sociological point of view, is understood as a sign of social relations, encompassing a set of representations of both individual and collective life, which composes a grammar that constituted a particular subject of a specialized field of contemporary sociology that has consolidated different research strands. Emotions, in turn, are not separate from their support, their expressive vehicle, the body. These, in sociology or anthropology, while the fruit of observation and analysis of social relations, cannot be treated either as substance, entity that anticipates or contradicts human actions, but as a dimension of affective life that is constantly changing due to the infinite possibilities of human interaction. In the interstices of bodies and emotions, the notion of risk reveals to us the uncertainties of individual existence that always oscillate between vulnerability and security, impetus and judgment. In order to denaturalize and relativize such notions, this dossier presents articles that stem from different theoretical and methodological approaches undertaken by researchers from Brazil, Argentina, Mexico and France.
  • Ambivalências do risco Artigos

    Breton, David Le

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo deste artigo é resgatar a ambivalência e a complexidade da noção de risco. A existência individual oscila entre vulnerabilidade e segurança, risco e prudência. Como a existência nunca é dada de antemão, o gosto pela vida a acompanha e evoca o sabor de todas as coisas. Não assumir um risco não é menos um risco, o do esclerosamento, do aprisionamento nas rotinas. É condenar-se a nunca transformar as coisas, mesmo que pudessem ser melhores; por exemplo, manter-se em estado de sujeição ou sofrimento, ser impotente para inventar-se.

    Resumo em Francês:

    Résumé L'objectif de cet article est de rappeler l'ambivalence et la complexité de la notion de risque. L’existence individuelle oscille entre vulnérabilité et sécurité, risque et prudence. Parce que l'existence n'est jamais donnée par avance dans son déroulement le goût de vivre l'accompagne et rappelle la saveur de toute chose. Ne pas prendre de risque n’en est pas moins un risque, celui de la sclérose, de l’engluement dans les routines. C’est se condamner à ne jamais transformer les choses même si elles ne sont pas les meilleures, par exemple se maintenir dans un état de sujétion ou de mal être, être impuissant à s’inventer.

    Resumo em Inglês:

    Ambivalences of the risk The purpose of this article is to recall the ambivalence and complexity of the notion of risk. Individual existence oscillates between vulnerability and security, risk and prudence. Because existence is never given in advance, it is accompanied by the taste of life that recalls the flavour of everything. Do not take a risk is no less a risk, that of being stiffened, swallowed by routine. It is to doom oneself to never changing things even if they are not the best ones - for example to stay in a state of subjection or misery, to be powerless to invent oneself.
  • El sentido del lugar de uno en mujeres trans adultas de la Ciudad de México: riesgos corporales e identitarios Artigos

    Elizalde, Andres Alvarez

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo de este artículo es reflexionar sobre las modificaciones corporales que realizan las mujeres trans en la presentación de su persona en la Ciudad de México. El análisis se focaliza en mujeres trans adultas y hace un acercamiento a lo que modifican en el cuerpo para su reconocimiento social. Se entrevistaron a diez mujeres trans de 2014 a 2018 y se realizó observación etnográfica en distintos eventos sobre personas trans en la ciudad. La hipótesis es que las mujeres trans en su búsqueda del sentido del lugar de uno toman decisiones, algunas simples o radicales, en sus cuerpos que tienen impacto tanto en la interacción cotidiana como en su vida social en general. Por lo que se describen las situaciones en las que se dan estos cambios y su configuración del riesgo tanto para el cuerpo como para su identidad.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The objective of this article is to reflect on the body modifications that trans women perform in the presentation of self in Mexico City. The analysis focuses on adult trans women and approaches what they modify in the body for social recognition. Ten trans women were interviewed from 2014 to 2018 and ethnographic observation was done in different events about trans people in the city. The hypothesis is that trans women in their search for the sense of one’s place make decisions, some simple or radical, in their bodies that have an impact both on daily interaction and on their social life in general. Therefore, it describes the situations in which these changes occur and the risk configuration for both body and identity.
  • Práticas mistas e desigualdade de gênero no alisamento de cabelos entre mulheres e homens na França e em Camarões Artigos

    Laïfa, Eliane Eock

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo oferece uma análise crítica da prática de alisamento de cabelos entre mulheres e homens em Camarões e na França. A pesquisa de campo, realizada entre 2011 e 2014 nos dois países, com uma amostra que incluiu uma centena de mulheres e homens, demonstra, por um lado, uso comum dessa prática ente mulheres e homens; por outro lado, diferenças de métodos e de apreciação em função do sexo. Finalmente, os resultados revelam uma desigualdade em prejuízo das mulheres e confirmam a teoria dos opostos (Synnott, 1987) que contrapõe, por exemplo, a questão de pelos nos corpos masculino e feminino. O peso do estigma dos “cabelos crespos” recai mais sobre as mulheres do que sobre os homens, por razões de gênero.

    Resumo em Francês:

    Résumé Cet article propose une analyse critique de la pratique du défrisage chez les femmes et les hommes au Cameroun et en France. L’enquête de terrain menée entre 2011 et 2014 en France et au Cameroun auprès d’une centaine de femmes et d’hommes démontre d’une part la mixité de cette pratique, d’autre part des différences dans son traitement et son appréciation en fonction du sexe. Enfin, les résultats révèlent une inégalité en défaveur des femmes et confortent la théorie des contraires (Synnott, 1987) qui opposent notamment pilosités masculine et féminine. Le poids du stigmate « cheveu crépu » pèse plus lourdement sur elles que les hommes en raison même de leur sexe.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article provides a critical analysis of the practice of hair straightening among women and men in Cameroon and France. The field survey, carried out between 2011 and 2014 in both countries, which included a sample of one hundred women and men, demonstrates, on the one hand, a sex balance in this practice; on the other hand, it shows some differences based on sex in its processing and appraisal. Finally, the results reveal some inequality detrimental to women and confirm the theory of opposites that confront, for example, male and female body hair (Synnott, 1987). The weight of the “frizzy hair” stigma bears more heavily on women than on men just because of gender differences.
  • El amor filial como acción colectiva y confianza Artigos

    Scribano, Adrián

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Vivimos en sociedades normalizadas en el disfrute inmediato a través del consumo, que configuran una economía política de la moral atravesada por la banalización del bien, la lógica del desecho y la política de la perversión. Esta estructura es desmentida cotidianamente por prácticas intersticiales, entre las cuales el amor filial es una las más relevantes. El artículo pretende sintetizar los resultados de una etnografía digital realizada en México, Guatemala, Brasil, Uruguay, Chile y Argentina, con relación a las articulaciones entre el amor filial como acción colectiva y los lazos de confianza que dichas prácticas generan. El amor filial en tanto práctica intersticial produce interacciones de reciprocidad y confianza entre a) los actores y personas que participan, b) otras prácticas colectivas y c) “espacios institucionales”. Desde las prácticas de amor filial aparece la confianza y esto produce un conjunto de prácticas del sentir que se mueven en una dialéctica entre dolor y encuentro que cualifica las inversiones emocionales que las personas vivencian. El presente trabajo apunta a mostrar cómo el amor filial en tanto acción colectiva desmiente el régimen de verdad de la actual economía política de la moral, enfatizando el lugar de la confianza en dichas prácticas colectivas. Para lograr dicho objetivo, se ha elaborado la siguiente estrategia expositiva: a) se sintetiza lo que se entiende por prácticas intersticiales y amor filial, b) se presentan las seis experiencias seleccionadas y c) se consigna una breve conclusión.

    Resumo em Inglês:

    Abstract We live in societies normalized around immediate enjoyment through consumption, which constitutes a political economy of morality permeated by the trivialization of good, by the logic of waste and the politics of perversion. This structure, however, is denied every day by interstitial practices, among which the filial love is one of the most relevant. This article aims to synthesize the results of a digital ethnography carried out in Mexico, Guatemala, Brazil, Uruguay, Chile and Argentina in relation to the links between filial love as collective action and the bonds of trust generated by these practices. Filial love as an interstitial practice produces interactions of reciprocity and trust a) between the actors and people involved, b) with other collective practices and c) with “institutional spaces”. From the practices of filial love, trust emerges, producing a set of feeling practices that move dialectically between pain and encounter thus qualifying the emotional investments that people experience. The present work aims to show how filial love as collective action denies the regime of truth of the current political economy of morality, emphasizing the place of trust in such collective practices. To this end, the work is structured according to the following explanatory strategy: a) what is understood by interstitial practices and filial love is synthesized, b) the six selected experiences are discussed and c) a brief “conclusion” is proposed
  • A ordem pública do corpo humano e suas fronteiras legislativas no Brasil Artigos

    Zarias, Alexandre

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo deste artigo é examinar a ordem pública do corpo humano a partir de propostas legislativas a respeito da doação de sangue, doação de órgãos, gravidez por substituição, aborto e eutanásia. O corpo, como signo da relação dos seres humanos com o ambiente social, cultural e físico que os cerca, encerra um conjunto de representações da vida individual e coletiva, compondo uma gramática que se tornou objeto particular de uma sociologia especializada, constituída contemporaneamente e que já consolidou diferentes frentes de pesquisa. Assim, as discussões acerca do estatuto do corpo podem revelar a dimensão política que se dá a partir do enfrentamento entre diferentes concepções científicas e o senso comum a respeito do corpo em nossa sociedade. Trata-se de uma abordagem explicativa, de base documental, a partir da qual são analisados os conteúdos de projetos de lei que dizem respeito ao corpo. Esse material está disponível na Biblioteca Eletrônica da Câmara dos Deputados (Brasil), compreendendo o período legislativo de 1946 a 2019. O artigo mostra que é preciso analisar as fronteiras do corpo em relação à noção de pessoa e as variadas formas que essa relação assume em diferentes esferas do Direito.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The purpose of this article is to examine the public status of the human body by analyzing legislative bills involving blood donation, organ donation, surrogacy, abortion and euthanasia. The body, as a sign of the relation of human beings to the social, cultural and physical environment surrounding them, encloses a set of representations of individual and collective life, composing a grammar that became a particular object of a specialized corpus within sociology. Discussions about the body statute can reveal the political dimension emerging from the encounter between different scientific conceptions and the conventional wisdom about the body in our society. This explanatory research, based on documental analysis, focused on the contents of legislative bills involving human body. The legislative corpus is available at the Brazilian Electronic Library of the Chamber of Deputies, and comprehends the period from 1946 to 2019. The article shows that it is necessary to analyze the boundaries of the body in relation to the notion of person and the various forms taken by this relation in different spheres of the Law.
  • Los Estados en los márgenes: soberanía y gubernamentalidad en el principal valle cocalero peruano Articles

    Castillo, Sofia Isabel Vizcarra; Heuser, Christoph

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La gobernanza de zonas con presencia de economías ilegales es parte de una amplia discusión académica, sin embargo es poco lo que se discute específicamente sobre las características del Estado en estas zonas. Por ello, a partir de un estudio de caso cualitativo, este artículo examina la interacción entre la intervención estatal en el Valle de los ríos Apurímac, Ene y Mantaro (VRAEM) y su objeto de gobierno. Esta zona es la principal cuenca cocalera del Perú y con presencia de remanentes terroristas, por lo que constituye una de las principales preocupaciones de seguridad del gobierno peruano. Gobernar el VRAEM ha sido siempre un desafío y no siempre se ha realizado según los planes del propio gobierno. Basado en conceptos de Foucault, este trabajo muestra que los habitantes del VRAEM son gobernados por al menos dos tipos de poderes desde el Estado: un poder soberano y un poder gubernamental. La convivencia entre estos tipos de poderes permite explorar las multiplicidades de prácticas gubernamentales existentes en la zona, así como las resistencias locales a ambos tipos de poder.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Governance of areas with prevalence of illegal economies belongs to a broad academic discussion, even though studies on the characteristics of the State in those areas are scarce. Based on a qualitative case study, this paper examines the interactive consequences of state intervention in the Valley of the Apurímac, Ene and Mantaro Rivers (VRAEM). This region is the main coca growing area of Peru and operational center for terrorist remnants. For this reason, the region constitutes one of the main security concerns of the Peruvian government. Governing the VRAEM has always been a challenge and has not always been carried out according to government´s plans. This paper shows that due to the rationale of intervening in an area of illicit economies the VRAEM is governed by at least two types of State power: a sovereign power and a governmental power. The coexistence of these types of state powers allows exploring the multiplicities of governmental practices in the area, as well as the local resistance to both powers.
  • Estética, liberdade e reflexividade: repensando Bourdieu Artigos

    Malvezzi, Amarildo

    Resumo em Português:

    Resumo A sociologia de Pierre Bourdieu tem sido constantemente acusada de determinista e reprodutivista, principalmente devido ao modo pelo qual o conceito de habitus foi teorizado. Por essa razão, tem sido comum o esforço de seus leitores para resgatar resíduos e margens de liberdade em suas obras. Nesse contexto, a reflexividade aparece como princípio básico para uma leitura não determinista nem reprodutivista do pensamento bourdieusiano. Nessa investida, ao menos três possibilidades teóricas têm sido aventadas: a reflexividade sociológica, o conceito de hysteresis e a existência de habitus clivados. Todavia, o presente artigo parte das limitações e aponta para uma via ainda pouco explorada: a dimensão estética. Duas vias são fundamentais: (i) o ofício do artista; (ii) a experiência estética. A partir de ambas, buscar-se-á pensar a relação entre habitus, estética, liberdade e reflexividade.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Pierre Bourdieu's sociology has been consistently accused of being deterministic and reproductivist, mainly because of the way in which the concept of habitus was theorized. For this reason, his readers have often striven to retrieve vestiges and margins of freedom in his works. In this context, reflexivity appears as a basic principle for a non-deterministic nor reproductivist reading of the Bourdieusian thinking. In this attempt, at least three theoretical possibilities have been proposed: sociological reflexivity, the concept of hysteresis and the existence of cleaved habitus. However, the present article starts from the limitations of such vestiges and points to a still unexplored path: the aesthetic dimension. Two paths will be fundamental: (i) the craft of the artist; (ii) the aesthetic experience. Based on both, we will try to think about the relationship between habitus, aesthetics, freedom and reflexivity.
  • De Adorno a Marx: política e fetichismo Artigos

    Vasconcellos, Caio

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo deste artigo é comparar aspectos das interpretações de Karl Marx em 18 brumário de Luís Bonaparte e no ensaio Teoria freudiana e o padrão da propaganda fascista de Theodor Adorno, a respeito do caráter fetichista que se incorpora a instituições e fenômenos políticos no mundo burguês - tanto em sua aurora, quanto em seu desenlace tardio. Em ambas as interpretações há uma curiosa reincidência de personagens e certos procedimentos que estimulariam o povo a agir como massa. Se é possível sublinhar, nas análises de Marx sobre a ascensão de Luís Bonaparte, consequências para a centralização e racionalização do aparato estatal, ressalta-se, por outro lado, o aspecto mitológico e fantasmagórico que organizaria o interior da esfera política. Ao perscrutar o fenômeno do nazifascismo e do antissemitismo moderno, Adorno desenvolve uma interpretação a respeito das bases objetivas e dos mecanismos subjetivos envolvidos na dinâmica da relação entre o líder fascista e a massa de seus seguidores. Também aqui se verifica a atuação de fenômenos fetichizados.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article aims to compare aspects from Karl Marx's The Eighteenth Brumaire of Louis Bonaparte and from Theodor Adorno's essay Freudian theory and the pattern of fascist propaganda, seeking to emphasize elements that would underline a fetishistic character integrated to institutions and political phenomena in the bourgeois world - both at its dawn and in its late outcome. In both interpretations, there is a curious recurrence of characters and schemes that would encourage people to act as a mass. If, on the one hand, it is possible to emphasize in Marx's analysis of the rise of Louis Bonaparte consequences of the centralization and rationalization of the state apparatus, on the other hand, it is possible to emphasize the mythological and phantasmagorical aspect that seem to organize the inside political sphere. By scrutinizing the phenomenon of Nazism and modern anti-Semitism, Theodor Adorno develops an interpretation about the objective bases and the subjective mechanisms involved in the dynamics of the relationship between the fascist leader and the mass comprised by his followers. Here, too, eminently fetishized phenomena are observed.
  • Aníbal Quijano em seu labirinto: metamorfoses teóricas e utopias políticas Artigos

    Rubbo, Deni Alfaro

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo deste artigo é discutir alguns desdobramentos presentes na trajetória intelectual e política de Aníbal Quijano (1930-2018). Procura-se reconstruir especialmente o contexto de “crise dos paradigmas” das ciências sociais e de declínio da esquerda marxista, que se manifestaram de modo acentuado na década de 1980, examinando como o sociólogo peruano encontrou soluções para a encruzilhada histórica que se anunciava a uma geração de cientistas sociais engajados na América Latina. Parte-se da hipótese de que a cristalização de um ciclo de derrotas políticas possibilitou um novo redirecionamento teórico para Quijano entender a história latino-americana em sua moldura política e epistêmica. Por fim, analisa-se o movimento de aproximação e distanciamento que o autor faz com a tradição marxista a partir da perspectiva adotada da “colonialidade do poder”.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article discusses some developments in the intellectual and political trajectory of Aníbal Quijano (1930-2018). It seeks to reconstruct the context of the social sciences’ “crisis of paradigms” and the decline of the Marxist left, both markedly manifest in the 1980s, by examining how the Peruvian sociologist found solutions to the historical crossroads posed to a generation of activist social scientists in Latin America. It is hypothesized that the crystallization of a cycle of political defeats made possible for Quijano a new theoretical redirection towards understanding the history of Latin America in its political and epistemic framework. Finally, the author’s movements of approach toward and detachment from the Marxist tradition based on the perspective of “coloniality of power” is analyzed.
  • Trabajo y familia: expectativas en jóvenes chilenos Artigos

    Urrutia, Veronica Gómez; Urrizola, Paulina Royo; Figueroa, Andrés Jiménez; Cubillos, Miguel Ángel Cruz

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Los y las jóvenes enfrentan un mundo donde el contrato social establecido en el siglo XX entre organizaciones y trabajadores/as y entre los sexos está cambiando. Este trabajo explora las expectativas de jóvenes chilenos/as en relación con trabajo y familia, en el contexto de la creciente diversificación de las biografías juveniles. Metodológicamente, el estudio se basa en una encuesta estandarizada aplicada en 2017 a jóvenes inscritos en la educación superior (N=1358) del centro-sur de Chile. Nuestros resultados sugieren que, aunque frecuentemente se les caracteriza ya sea como irresponsables o como víctimas, estos jóvenes reivindican la posibilidad de proyectos vitales propios, aunque en el contexto de desigualdades de género y limitaciones de acceso al mercado laboral.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Young people face a world in which the terms of the social contract established in the 20th century between employers and workers, and between men and women, are changing. This paper explores young people’s expectations regarding work and family, against the backdrop of a growing heterogeneity of youth biographies. Methodologically, the paper relies on data collected through a survey applied in 2017 to university students (N=1358) in Chile. Our results suggest that, although frequently characterized as either irresponsible or victims, young people vindicate the possibility of having their own life projects, although in a context still marked by gender inequalities and limited access to the labour market.
  • Périplos norte-atlânticos da sociologia contemporânea: a sociologia pragmática Resenhas

    Michetti, Miqueli

    Resumo em Português:

    Resumo O texto introduz o livro La sociologie pragmatique (A sociologia pragmática), em que Cyril Lemieux delineia a ascendência e a filiação dessa nova corrente disciplinar e explicita os princípios, conceitos e métodos que a caracterizam. Além disso, o sociólogo francês discorre sobre os principais “campos de pesquisa” nela trabalhados e toma parte nos debates centrais que a têm atravessado, interna e externamente, nas últimas décadas. Ao fazer essa apresentação, a resenha busca ancorar a obra e a vertente preconizada em seu contexto de emergência e publicização, atentando às disputas posicionais que as enformam.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The text presents a review of Cyril Lemieux’s La sociologie pragmatique (The pragmatic sociology), in which the author features the origins and affiliations of this new disciplinary branch and describes its central principles, concepts and methods. The French sociologist also introduces the main “fields of research” developed through the pragmatic approach in the last few decades, advancing its main internal and external debates. This review seeks to anchor both the book and the pragmatic sociology it advocates in their context of emergency and publicization, taking into account the positional disputes shaping them.
  • Pareceristas 2018 - 2019 Pareceristas

  • Errata Errata

Programa de Pós-Graduação em Sociologia - UFRGS Av. Bento Gonçalves, 9500 Prédio 43111 sala 103 , 91509-900 Porto Alegre RS Brasil , Tel.: +55 51 3316-6635 / 3308-7008, Fax.: +55 51 3316-6637 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revsoc@ufrgs.br