Acessibilidade / Reportar erro

Procedimentos do processo de avaliação e admissão de periódicos da Coleção SciELO Brasil

(Atualizado: 29/09/2022)

Para ser avaliado e admitido o periódico deve aceitar e seguir os Critérios de Indexação SciELO Brasil para admissão e posterior permanência na Coleção SciELO Brasil.

Todas as decisões relativas ao ingresso e permanência de periódicos na Coleção SciELO Brasil são de responsabilidade do Comitê Consultivo.

O processo de admissão de um periódico na Coleção SciELO Brasil inicia-se com a submissão voluntária de pedido de avaliação por parte do editor-chefe do periódico. O pedido de avaliação deve ser enviado por mensagem de e-mail para <scielo.avaliacao@scielo.org> dirigido à Unidade de Indexação da Coleção SciELO Brasil, que atua como Secretaria do Comitê Consultivo da Coleção SciELO Brasil. A mensagem deve vir acompanhada dos seguintes anexos:

−    Carta de apresentação 
Assinada pelo Editor-Chefe, a carta apresenta o periódico ao Comitê Consultivo da Coleção SciELO Brasil justificando a indexação do periódico com base na sua relevância acadêmica, e, se aplicável, sua relevância social, cultural e econômica. A ênfase deve ser na contribuição diferenciada ou específica que o periódico aporta à área temática das pesquisas que comunica e à Coleção SciELO Brasil. A carta deve expressar o conhecimento dos Critérios SciELO Brasil e justificar os eventuais critérios que o periódico não atende atualmente e as perspectivas de atendimento no futuro próximo.

−    Documento de submissão de pedido de avaliação de periódico para admissão na Coleção SciELO Brasil 
O documento compreende 14 abas de uma planilha Excel que reúnem dados que em conjunto descrevem um periódico em relação aos Critérios SciELO Brasil. Cada aba contém uma descrição de características e capacidades específicas do periódico. São elas: Introdução, 1. Ciência Aberta, 2. Identificação, 3. Formato de apresentação, 4. Corpo editorial permanente, 5. Pareceristas & editores ad-hoc, 6. Autores, 7. Avaliação de manuscritos, 8. Conflito de Interesses, 9. Publicação de dossiês, números especiais e suplementos, 10. Ética no fluxo de comunicação, 11. Fluxo de produção - quantidade, 12. Fluxo de produção – tempos, 13. Relevância cultural, social e 14. Princípios DEIA. O documento modelo está disponível on-line. O documento modelo está disponível on-line.

−    Formulário de avaliação de manuscritos utilizado pelo periódico
Cópia do guia de orientação aos pareceristas sobre a avaliação de manuscritos e/ou formulário utilizado pelos pareceristas para registrar a avaliação e recomendações.

−    Plano de Desenvolvimento Editorial (PDE)
Documento deve informar o desempenho do periódico nos indicadores bibliométricos no contexto da área temática, informar também a qualificação do periódico. Este documento é um componente crítico da gestão editorial, que define ações, recursos necessários e resultados almejados para os próximos 3 a 5 anos.

A documentação reunida conforma um dossiê sobre o periódico que informa o processo de avaliação para admissão organizado em duas etapas. A etapa inicial é denominada pré-avaliação pois tem a finalidade de verificar se o periódico cumpre os critérios mínimos para seguir para a segunda etapa, quando são avaliados quanto à relevância científica, cultural, social e econômica com ênfase na contribuição para o desempenho da respectiva área temática e para o desenvolvimento da Coleção SciELO Brasil. Na segunda etapa sobre o dossiê do periódico é enriquecido com dois ou mais pareceres de especialistas da área.

A relevância do periódico é avaliada em relação ao conjunto de periódicos indexados da mesma área temática e da coleção.

Importante: Para a avaliação do periódico, somente são considerados a produção comunicada nos últimos dois anos. Números especiais e suplementos não serão considerados para o processo de avaliação.