Acessibilidade / Reportar erro

Perguntas mais freqüentes sobre o processo de seleção de periódicos

(Atualizado: 31/01/2022)

Versão Janeiro 2011

Quais são os critérios para que um periódico seja indexado na SciELO Brasil?

Para ser indexado na SciELO Brasil, o periódico deve passar por um processo de avaliação, baseado em critérios e procedimentos adotados internacionalmente pelas bases de dados.

Os critérios adotados pela SciELO para a seleção de periódicos estão detalhados no documento "Critérios SciELO Brasil: critérios, política e procedimentos para a admissão e a permanência de periódicos científicos na coleção SciELO Brasil".

A coleção SciELO Brasil é composta apenas por periódicos científicos publicados no Brasil. Periódicos estrangeiros interessados em fazer parte da Rede SciELO devem contactar a Unidade SciELO do seu respectivo país, quando houver. Para ver a lista de países que possuem sites SciELO nacionais, consulte.

Como é feita a avaliação dos periódicos em formato eletrônico?

Os periódicos eletrônicos são avaliados segundo os "Critérios SciELO Brasil".

Lembramos que é imprescindível que os periódicos eletrônicos tenham o site em pleno funcionamento e publiquem os nomes dos membros do Corpo Editorial, com sua respectiva instituição de origem, e as Instruções aos Autores.

Como é realizado o processo de seleção?

O processo de seleção para entrada de novos periódicos na coleção SciELO Brasil consiste em três etapas: (1) pré-avaliação de formato e endogenia, (2) avaliação do conteúdo científico por especialista e (3) revisão final pelo Comitê Consultivo SciELO Brasil.

Como proceder para indexar um periódico na base de dados SciELO?

Para proceder ao processo de avaliação do periódico, solicita-se o envio do seguinte material:

a. o endereço eletrônico (URL) do periódico e as especificações dos 3 últimos números publicados, com sua respectiva localização;
b. o formulário utilizado pelo periódico no processo de análise e aprovação dos manuscritos (formulário de peer review);
c. o formulário de avaliação <http://www.scielo.br/avaliacao/formulario_avaliacao.xls> preenchido com os dados do periódico; e
d. carta em resposta às recomendações e/ou solicitações anteriores (para periódicos que já foram avaliados).

Após o preenchimento, o formulário de avaliação e o formulário utilizado no processo de análise e aprovação dos manuscritos (peer review) deverão ser encaminhados à Unidade SciELO a partir do e-mail <scielo.avaliacao@scielo.org>.

Com a documentação reunida, o processo de avaliação segue as etapas de pré-avaliação do periódico sobre o cumprimento das condições formais para a avaliação para o ingresso na Coleção SciELO Brasil, avaliação de formato e endogenia, avaliação de mérito científico por pares e a avaliação final do Comitê Consultivo. Todas as decisões relativas ao ingresso e permanência de periódicos na Coleção SciELO Brasil são tomadas exclusivamente pelo Comitê Consultivo.

Qual a frequência das avaliações?

O Comitê Consultivo SciELO Brasil reúne-se de 3 a 4 vezes por ano.

Como é constituído o Comitê Consultivo SciELO Brasil?

O Comitê é formado por representantes da comunidade relacionada diretamente com a comunicação científica nacional. Para mais informações sobre a composição e objetivos do Comitê, consulte os "Critérios SciELO Brasil".

O Comitê poderá contar também, em suas reuniões e atividades, com a participação de consultores e especialistas externos quando necessário.

Após a avaliação de um periódico, como é feita a comunicação do parecer?

O parecer do Comitê Consultivo SciELO Brasil é enviado ao editor do periódico por carta, correio eletrônico ou fax, e pode conter recomendações para modificações no periódico e prazo para implantação das mesmas.

Se um periódico é selecionado, a partir de qual fascículo será indexado?

A entrada de um título novo na coleção SciELO inicia-se com a publicação dos dois fascículos mais recentes. Os fascículos anteriores até o ano de 1997 deverão ser posteriormente integrados à coleção, portanto recomenda-se que os arquivos eletrônicos estejam disponíveis para envio à Unidade SciELO.

Em caso de periódico não selecionado ou excluído da SciELO, qual o procedimento a seguir?

O editor do periódico poderá recorrer da decisão do Comitê a qualquer momento, enviando recurso com documentação correspondente, que será examinada pelo Comitê Consultivo em sua próxima reunião.

O periódico poderá ser submetido novamente para avaliação, sendo recomendável, no entanto, que atenda às recomendações do Comitê antes de solicitar nova avaliação.

Topo da página