Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Literatura Comparada, Volume: 23, Número: 43, Publicado: 2021
  • Direitos humanos, ética e a literatura comparada Editorial

    Bignotto, Cilza; Minchillo, Carlos Cortez
  • Escrevivência, testemunho e direitos humanos em Olhos d’água de Conceição Evaristo Artigo

    Pinto-Bailey, Cristina Ferreira

    Resumo em Português:

    Resumo: Orientando-se por estudos críticos sobre a literatura dos direitos humanos, a literatura testemunhal, e a narrativa (auto)biográfica, este ensaio apresenta uma análise de contos do volume Olhos d’água (2014) de Conceição Evaristo, visando interrogar o papel da narrativa de ficção como literatura de resistência e testemunho que empresta voz a indivíduos comumente silenciados em um contexto de opressão racial e econômica. A literatura de Evaristo se articula sobre o que ela conceitua como escrevivência, ou seja, uma escrita originada da experiência do sujeito. Este é maiormente a mulher negra e pobre com a qual a voz narrativa estabelece uma íntima identificação, o que confere à obra uma dimensão autográfica e testemunhal, de denúncia sobre a violação dos direitos humanos da população negra brasileira.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Informed by critical studies on human rights literature, testimonial literature, and (auto-) biographical narrative, this essay analyzes stories from Conceição Evaristo’s Olhos d’água (2014), with the purpose of examining the role narrative fiction may play as a form of testimony and resistance literature that gives voice to those normally silenced by racial and economic oppression. Evaristo characterizes her work as escrevivência, a type of writing originated from the subject’s personal experiences; this subject is mostly Black poor women with whom the narrative voice identifies. Thus, her work presents characteristics of autographic and testimonial literature that seeks to denounce the violation of Brazil’s Black population’s human rights.
  • Identidade poética de Lívia Natália Artigo

    Rodrigues, Felipe Fanuel Xavier

    Resumo em Português:

    Resumo: O presente artigo oferece um estudo crítico da poesia de Lívia Natália, com foco nas características que distinguem a sua obra criativa no âmbito da literatura afro-brasileira contemporânea. Ao explorar a tematização de suas experiências, do arquivo cultural afro-brasileiro e da subjetividade negra, a leitura atenta dos poemas indica as implicações éticas de sua perspectiva poética para o contraditório contexto racial brasileiro. A articulação criativa de uma linguagem antirracista e a exploração dos sentidos de suas vivências evidenciam a complexidade da identidade poética de Natália.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This article offers a critical study of Lívia Natália’s poetry, focusing on the characteristics that distinguish her creative work within contemporary Afro-Brazilian literature. By investigating the thematization of her experiences, the Afro-Brazilian cultural archive, and black subjectivity, a close reading of the poems indicates the ethical implications of her poetic perspective for the contradictory Brazilian racial context. The creative articulation of an anti-racist language and the exploration of her existence’s meanings speak to the complexity of Natália’s poetic identity.
  • Em torno dos direitos humanos: veridicção na argumentação literária Artigo

    Oliveira, Júlio César Souza de

    Resumo em Português:

    Resumo: Segundo o historiador e filósofo social britânico Roman Krznaric, a literatura constitui-se como um dos discursos mais potentes para a inspiração de atos empáticos. No presente trabalho, analisa-se como o enunciador do conto “Balas”, de Rafael Gallo, por meio de procedimentos discursivos largamente empregados na literatura, erige um discurso de alto teor veridictório em defesa dos Direitos Humanos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: According to the British historian and social philosopher Roman Krznaric, literature constitutes one of the most powerful discourses for the inspiration of emphatic acts. The present work analyzes how the enunciator of the short story “Balas”, by Rafael Gallo, through discursive procedures widely used in literature, constructs a discourse of high veridictory content in defense of the human rights.
  • O derradeiro “Drive by”: Racionais MC’s e Ice Cube em busca do “ser-negro” Artigo

    Dutra, Paulo

    Resumo em Português:

    Resumo: Considerando que o rap é a principal expressão artística contemporânea do “ser-negro”, faz-se aqui uma aproximação dos raps “Racistas otários,” dos Racionais Mc’s, e “I Wanna Kill Sam,” do rapper americano (ex-integrante do grupo N.W.A.) Ice Cube. As duas faixas têm em comum o fato de abordarem as experiências de afrodescendentes por meio de sua relação com políticas públicas e instituições que alegam promover a emancipação das pessoas afrodescendentes no Brasil e nos EUA. Demonstro, ainda, que os Racionais e Ice Cube (re)dimensionam simbolicamente o “ser-negro” contemporâneo como resultado dos constantes embates físicos e simbólicos que tiveram início no regime escravista.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Considering that hip-hop music is the foremost contemporary artistic expression of Black lives I discuss American rapper Ice Cube’s track “I wanna Kill Sam” and Brazilian group Racionais Mc’s’s track “Racistas otários”. The two tracks have in common the fact that they address the experiences of Black people through their relationship with public policies and institutions that claim to promote the emancipation of Black people in Brazil and in the USA. I, then, demonstrate that the Racionais and Ice Cube symbolically (re)dimension contemporary “Blackness” as a result of the constant physical and symbolic clashes that started back in the slavery regime.
  • Reescrevendo a narrativa: racismo em livros infantis da época de Monteiro Lobato Artigo

    Bignotto, Cilza

    Resumo em Português:

    Resumo Os debates sobre a representação estereotipada e racista na literatura infanto-juvenil de Monteiro Lobato apontam uma questão central nos estudos literários: como ler obras em diferentes contextos históricos, sociais e culturais e cujos padrões morais e éticos podem entrar radicalmente em conflito com os nossos? Este artigo propõe investigar o contexto literário em torno da obra infantil de Lobato por meio da análise de obras de literatura infantojuvenil que circularam no Brasil entre o fim do século XIX e o começo do século XX. O estudo permite compreender o repertório com o qual as obras de Lobato dialogavam e, ao comparar representações de personagens negros, oferece nova perspectiva para o entendimento da literatura infantil de Monteiro Lobato.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The debates about the stereotyped and racist representation in Monteiro Lobato's children literature bring up a central issue for literary studies: how to read works produced in different historical, social and cultural contexts and which moral and ethical standards can radically conflict with our own? This paper proposes to investigate the literary context surrounding Lobato’s books for children through the analysis of works of children's literature that circulated in Brazil between the end of the nineteenth century and the beginning of the twentieth century. The study opens a window into the repertoire with which Lobato's works dialogued and, by comparing various representations of black characters, it offers a new perspective to understand Lobato's children’s literature.
  • A poesia do testemunho e o testemunho da poesia em Primo Levi e Varlam Chalámov Artigo

    Paula, Marcelo Ferraz de

    Resumo em Português:

    Resumo Este ensaio visa compartilhar algumas reflexões sobre o binômio poesia e catástrofe, tecidas a partir da leitura de passagens das obras testemunhais de Primo Levi e Varlam Chalámov. Coloca-se em questão quais os (não) sentidos possíveis para a criação artística em contextos de violência extrema, como os Campos de Concentração nazistas e os Gulags soviéticos onde, respectivamente, estiveram presos os dois autores.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The essay objectives to share some reflections about poetry and catastrophe, with focus on the reading of passages from the testimonial works of Primo Levi and Varlam Chalámov. We discuss the (non)possible meanings for artistic creation in contexts of extreme violence, such as the Nazi Concentration Camps and the Soviet Gulags where, respectively, the two authors were imprisoned.
  • Colonialismo interno e a disciplina da literatura comparada no Irão Artigo

    Khezri, Haidar

    Resumo em Português:

    Resumo Este ensaio estuda aspectos da história corrente e do futuro estatuto da disciplina Literatura Comparada no Irã. Compara as normas teóricas da Literatura Comparada contemporânea à noção perso-islâmica pré-moderna de “Comparação,” que havia sido teorizada no Iran e no Mundo Árabe como fundamento dos estudos em literaturas comparadas árabe, islâmica e iraniana. O artigo realça a profundidade do centrismo perso-xiita institucional no cânone acadêmico iraniano e mostra de que modo a disciplina da Literatura Comparada tem sido usada como veículo para o transnacionalismo deste centrismo perso-xiita, manifesto em “Mundo do Persianato” no contexto dos estudos acadêmicos europeu e norte-americano. O neologismo “Persianato” criado por Marshall Hodgson nos anos de 1960, tem sido situado junto ao paradigma inaugurado pela virada linguística e cultural dos anos 1970, dos Estudos Pós-Coloniais que emergem em fins de 1990 a partir do Orientalismo de Said, e à formulação de Sheldon Pollock da “Cosmópolis do sânscrito” no século XXI. O artigo demonstra como os comparatistas do Persianato, sob a bandeira dos Estudos Pós-Coloniais, não somente apagaram a experiência dos subalternos internos e colonizados não-persas do Irã em favor da de Estados do Oriente Médio, numa matriz binária (imperialismo ocidental versus um mundo islâmico “colonizado”), como também apresentam uma imagem daquela disciplina igualmente irreal e exagerada aos leitores ocidentais. O artigo mapeia ademais as discussões desenroladas no âmbito dos Estudos Pós-coloniais do Oriente Médio sobre “colonialismo interno”, como ferramenta analítica para se pensar a respeito das operações e dos entrelaçamentos de sistemas de poder no Oriente Médio e estrangeiro, aplicada aqui pela primeira vez à disciplina da Literatura Comparada.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This essay studies the history, current, and future status of the discipline of comparative literature in Iran. It compares the theoretical norms of contemporary comparative literature to the Pre-modern Perso-Islamic notion of “comparison,” which has been theorized in Iran and the Arab World as the Arabic, Islamic, and Iranian schools of comparative literature. The article highlights profound institutional and canonical Perso-Shi’a centrism in Iranian academia, and shows how the discipline of comparative literature has been used as a vehicle for transnationalism of this Perso-Shi’a centrism that has manifested in “Persianate World” in the context of European and North American academia. Marshall Hodgson’s 1960s neologism “Persianate World” has been placed with the paradigm shifts ushered in by the linguistic and cultural turns of the 1970s, the postcolonial scholarship that grew from Edward Said’s Orientalism in the late 1990s, and Sheldon Pollock’s formulation of a ‘Sanskrit cosmopolis’ in the 21st century. The article explains how the Persianate comparatists, under the banner of postcolonial studies, not only erased the experience of the subaltern and internally colonialized non-Persians of Iran in favor of the Middle Eastern states in a binary matrix (Western Imperialism versus a “colonialized” Islamic world), but also represents an unrealistic and exaggerated picture of the discipline to Western readers. The article further maps the conversations within the postcolonial Middle East about “internal colonialism,” as an analytic tool for thinking about operations and interlocking systems of power in the Middle East and abroad, here applied to the discipline of comparative literature for the first time.
  • A empatia tem fundamentos biológicos, mas a cultura determina quem está sujeito a essa identificaçãoEntrevista

    Hunt, Lynn; Bignotto, Cilza; Minchillo, Carlos Cortez

    Resumo em Português:

    Resumo: Pode a literatura promover a identificação com o sofrimento alheio e uma relação empática entre leitores e personagens ficcionais? Pode esse sentimento de simpatia traduzir-se em solidariedade social e ter consequências políticas? Nesta entrevista, a professora e historiadora Lynn Hunt discute as relações entre literatura e direitos humanos e reflete sobre a nossa relação com a história, a fragilidade da democracia e a dualidade entre self e sociedade.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Can literature promote identification with the suffering of others and an empathetic connection between readers and fictional characters? Can this sentiment of sympathy translate into social solidarity and have political consequences? In this interview, professor and historian Lynn Hunt discusses the interplay between literature and human rights and reflects on our relationship to history, the fragility of democracy, and the self and society duality.
  • Não quero mais negar minha alma Resenha

    Santos, Luciany Aparecida Alves

    Resumo em Português:

    Resumo Luiz Maurício Azevedo é autor de Estética e raça: ensaios sobre a literatura negra, lançado em 2021. O livro é composto por um prólogo e dezesseis requintados ensaios que, de modo pontual e assertivo, tecem uma trama narrativa sobre a estética da literatura negra.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Luíz Maurício Azevedo is the author of Estética e raça: ensaios sobre a literatura negra (Aesthetics and Race: Essays on Black Literature, free translation), released in 2021. The book consists of a prologue and sixteen exquisite essays, which in an accurate and assertive manner constructs a narrative plot about the aesthetics of black literature.
  • Leituras da obra machadiana Resenha

    Gai, Eunice Piazza

    Resumo em Português:

    Resumo A resenha tem como propósito apresentar o livro Machado de Assis - Intérprete da sociedade brasileira, organizado por Juracy Assmann Saraiva e Regina Zilberman. Trata-se de uma coletânea de ensaios em que vários autores (re)discutem a obra de Machado de Assis a partir de diferentes perspectivas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The purpose of the review is to present the book Machado de Assis - Interpreter of Brazilian society, organized by professors Doctors Juracy Assmann Saraiva and Regina Zilberman. It is a collection of essays in which several authors (re) discuss Machado de Assis's work from different perspectives.
Associação Brasileira de Literatura Comparada Rua Barão de Jeremoabo, 147, Universidade Federal da Bahia, Instituto de Letras, Salvador, BA, Brasil, CEP: 40170-115, Telefones: (+55 71) 3283-6207; (+55 71) 3283-6256, E-mail: abralic.revista@abralic.org.br - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: abralic.revista@abralic.org.br