Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, Volume: 27, Número: 11, Publicado: 2023
  • Fertilizantes líquidos na eficiência fotoquímica e trocas gasosas em maracujazeiro-amarelo sob estresse salino Articles

    Guedes, Luciano R.; Cavalcante, Lourival F.; Souto, Antônio G. de L.; Carvalho, Lucas H. M.; Cavalcante, Ítalo H. L.; Diniz Neto, Manoel A.; Lima, Geovani S. de; Melo, Thiago de S.; Henrique, Jamiles C. G. de S.

    Resumo em Português:

    RESUMO O Nordeste é a principal região produtora de frutos de maracujazeiro-amarelo no Brasil, que devido à escassez hídrica ocorrida nos últimos anos, os passifloricultores utilizam água de elevada concentração de sais para exploração da cultura. Dessa forma, o emprego de tecnologias que possibilite a atenuação do estresse salino às plantas é uma estratégia promissora nas condições de semiárido. Objetivou-se com o trabalho avaliar a ação de fertilizantes organominerais como atenuador do estresse salino sobre a fluorescência da clorofila a e trocas gasosas de mudas maracujazeiro-amarelo acesso ‘Guinezinho’. Os tratamentos foram distribuídos em blocos casualizados com quatro repetições e quatro mudas por parcela, empregando o esquema fatorial 2 × 3, referente às irrigação com água de baixa (0,18 dS m-1) e alta (4,00 dS m-1) condutividade elétrica e três atenuadores organomineral líquidos (Codasal®, Aminoagro Raiz® e mistura de Codasal® + Aminoagro Raiz® - proporção de 1/1 v/v), via fertirrigação. A irrigação com água de 4,0 dS m-1 associado com fertilizantes líquidos aumentam a salinidade do substrato e reduz a condutância estomática das mudas de maracujazeiro-amarelo, principalmente, com aplicação de Codasal®. A aplicação individual ou associado de Codasal® com Aminoagro Raiz® promove aumentos na fluorescência variável, eficiência quântica do PSII, taxa de assimilação de CO2 e eficiência instantânea de carboxilação em mudas de maracujazeiro-amarelo, acesso “Guinezinho”.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: Substrate salinity increased due to application of liquid fertilizers associated with 4.0 dS m-1 water. Water-use efficiency in ‘Guinezinho’ yellow passion fruit enhanced under 4.0 dS m-1 water salinity. Positive impact of Codasal™ application on CO2 assimilation rate and carboxylation efficiency in yellow passion fruit seedlings.
  • Variabilidade espacial de índices multiespectrais biofísicos baseados na heterogeneidade e anisotropia para monitoramento de precisão Articles

    Lourenço, Valeria R.; Montenegro, Abelardo A. de A.; Carvalho, Ailton A. de; Sousa, Lizandra de B. de; Almeida, Thayná A. B.; Almeida, Thiago F. S. de; Vilar, Bárbara P.

    Resumo em Português:

    RESUMO O estudo objetivou caracterizar a estrutura espacial de variabilidade dos índices biofísicos de vegetação através de imagens obtidas por Veículos Aéreos Não Tripulados, sob forte heterogeneidade e anisotropia, usando procedimentos geoestatísticos. Avaliou-se parcelas com diferentes tipos e densidades de cultura em horta didática. Avaliaram-se cinco índices de vegetação obtidos de imagens aéreas de câmera multiespectral, em paralelo com análises geoestatísticas e investigação de anisotropia para modelagem espacial em multiescala. Para o domínio estudado, foi identificada anisotropia geométrica para os índices biométricos. O modelo esférico apresentou melhor ajuste, quando não se considerou anisotropia, enquanto o modelo exponencial foi o de melhor desempenho na análise anisotrópica. Alvos contrastantes foram melhor identificados nas imagens multiespectrais, e considerando a anisotropia. O Indice de Vegetação Ajustado ao Solo é recomendado para aplicações similares.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: The multispectral indexes successfully represented the spatial distribution of land use in a highly heterogeneous field. Better results were obtained when anisotropy was considered. Soil-Adjusted Vegetation Index represented better the spatial structure of the anisotropic field.
  • Nutrientes em dejetos de suínos para sua utilização como adubo de solo Articles

    Nunes, Emanuele H.; Gonçalves, João C.; Pecoraro, César A.; Bumbieris Junior, Valter H.; Tavares Filho, João

    Resumo em Português:

    RESUMO O Brasil é um dos maiores produtores e exportadores mundiais de proteína animal, e a suinocultura desempenha um papel significativo neste setor. Com o aumento dos preços dos fertilizantes minerais, o dejeto de suínos pode ser uma alternativa para adubação e redução dos custos de produção se monitorado cuidadosamente para minimizar danos e impactos ambientais. O objetivo do estudo foi caracterizar os dejetos líquidos suínos de uma granja comercial de terminação e determinar as concentrações de nitrogênio total, N-NH4 +, fósforo total e potássio, para sua utilização como fonte de nutrientes ao solo. O volume de esterco foi calculado. Foram avaliadas a retenção corporal de nitrogênio, fósforo e potássio e os atributos físicos e químicos da ração e do esterco. Nos dejetos de suínos analisados, as concentrações de nitrogênio total, nitrogênio amoniacal, fósforo total e potássio foram 6,14, 2,87, 3,66 e 2,64 g L­ de nitrogênio total, nitrogênio amoniacal, fósforo total e potássio, respectivamente. O esterco líquido de suínos mostrou-se um eficiente substituto dos fertilizantes químicos nitrogenados, fosfatados e potássicos, representando economia de R$ 11.743,44 em fertilizantes químicos.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: Liquid swine manure is a source of nitrogen, phosphorus, and potassium (NPK) and can be utilized through fertigation. Liquid swine manure is an efficient substitute for NPK chemical fertilizers. By using pig manure instead of NPK chemical fertilizers, it was possible to save R$11,743.44 in chemical fertilizers.
  • Fertilização com zinco melhora o crescimento e desempenho fotossintético de mudas de coqueiro anão verde Articles

    Moraes, Ana R. A. de; Araújo, Suzana R.; Silva Junior, Mário L. da; Lins, Paulo M. P.; Gomes, Maynara S.; Gomes, Mila F.; Marques, Jonathan D.; Dias, Victor H. R.

    Resumo em Português:

    RESUMO O zinco é um micronutriente de importância essencial para o metabolismo vegetal, é estudado para diversas culturas de interesse econômico, porém sem evidências de estudo para a cultura do coqueiro. Objetivou-se com este estudo avaliar a influência da fertilização com doses de zinco via foliar em mudas de coqueiro anão verde, por meio do estado nutricional, atributos de crescimento e trocas gasosas. O delineamento experimental foi em blocos ao acaso, e os tratamentos foram constituídos por doses de zinco (0, 5, 10, 15, 20 e 25 g por planta), com cinco repetições. As mudas foram influenciadas positivamente pelas doses de zinco principalmente nas variáveis de crescimento e nas trocas gasosas. No estado nutricional afetou de maneira decrescente o ferro e o manganês e aumentou o zinco no tecido foliar. O zinco proporcionou incrementos na área foliar, altura de plantas, massa seca da parte aérea e massa seca total. Além disso, melhorou a fotossíntese, transpiração, condutância estomática, concentração interna de CO2, eficiência instantânea do uso da água e eficiência intrínseca do uso da água. A melhora nesses índices de crescimento e trocas gasosas, na maioria das variáveis, foi até a dose estimada de aproximadamente 16 g de zinco por planta e diminuiu com o aumento das doses.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: Zinc concentration of 15 mg kg-1 in leaf tissue does not meet the needs of dwarf green coconut in the seedling phase. Dwarf green coconut seedlings develop better with a zinc concentration of 82 mg kg-1 in leaf tissue. Fertilization with up to 16 g of zinc per plant improves the metabolism of dwarf green coconut seedlings.
  • Pré-tratamento hidrotérmico da cama de aviário para produção de biogás Articles

    Oliveira, Mayara P. de; Paranhos, Aline G. de O.; Adarme, Oscar F. H.; Aquino, Sérgio F. de

    Resumo em Português:

    RESUMO O pré-tratamento hidrotérmico permite a solubilização da hemicelulose, o que leva a um aumento da biodegradabilidade para microrganismos. Este trabalho apresenta um estudo baseado na avaliação das variáveis tempo (12 a 60 min), temperatura (80 a 200 °C) e relação sólido/líquido (4 a 8 g mL-1) para o pré-tratamento hidrotérmico (auto-hidrólise) de cama de frango sintética (palha de arroz: esterco de frango 1:5) utilizando a matriz Doehlert. Doze condições de pré-tratamento seguidas de digestão anaeróbica foram avaliadas com foco na produção de metano. Primeiramente, foram realizados testes para avaliar a produção de biogás em uma única etapa, realizada em um único reator, no qual ocorrem tanto a fase acidogênica quanto a metanogênica. Posteriormente, foram realizados testes para avaliar a produção de biogás em estágio duplo, consistindo na separação das fases de produção de hidrogênio e metano. O objetivo deste trabalho foi definir as melhores condições para a auto-hidrólise do resíduo, visando aproveitá-lo para a produção de metano. As condições experimentais com melhor desempenho do potencial bioquímico do metano foram as condições 6 (24 min, 120 °C e SLR = 4) em único estágio e 3 (48 min, 160 °C e SLR = 8) em duplo estágio que produziram 255,6 e 277,6 NmL CH4∙gVS-1, respectivamente. Usando o critério de desejabilidade, duas condições de pré-tratamento hidrotérmico (HPT), a condição 1 de desejabilidade em dois estágios (12 min, 80 °C e SLR = 4)- (D1-2S) e a condição dois de desejabilidade em dois estágios (12 min, 98 °C e SLR = 4) - (D2-2S) apresentaram alta produção de metano em dois estágios, 248,9 e 249,3 NmL CH4∙gVS-1, respectivamente.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: The pretreated conditions at temperatures below 100 °C showed better energy balances. The highest single-stage yield was 255.65 NmL CH4∙gVS-1, obtained by pretreatment at 120 °C for 24 min. The highest two-stage yield was 277.57 NmL CH4∙gVS-1 when pretreated at 160 °C for 48 min.
  • Seleção de cultivares de feijão-comum em sistema de produção irrigado Articles

    Leal, Fábio T.; Nunes, Hugo D.; Coelho, Anderson P.; Filla, Vinícius A.; Santis, Filippo P. de; Morello, Orlando F.; Lemos, Leandro B.

    Resumo em Português:

    RESUMO Em sistemas de produção irrigados, a produtividade de grãos do feijão-comum deve atingir níveis elevados para manter a viabilidade econômica. Nesse contexto, manejos como a seleção de cultivares mais adaptadas podem ser eficazes na obtenção de altas produtividades. Através de um experimento de três anos, objetivou-se selecionar as cultivares de feijão-comum com maior desempenho agronômico e tecnológico em sistema de produção irrigado, além de determinar o componente de produção que mais interfere na produtividade de grãos. Os tratamentos consistiram de oito cultivares de feijão-comum de hábito de crescimento indeterminado e grupo comercial de grãos ‘carioca’: ANFc 9, BRS Estilo, BRSMG Madrepérola, Pérola, IAC Alvorada, IAC Milênio, TAA Bola Cheia e TAA Dama. As cultivares IAC Milênio e IAC Alvorada apresentam o maior desempenho agronômico para o sistema de produção irrigado, com produtividade de grãos até 17% superior em relação às demais cultivares. As cultivares apresentam pouca variação na qualidade tecnológica do grão, atendendo às qualidades culinárias e nutricionais recomendadas para o feijão-comum. A cultivar ANFc 9 apresentou o maior teor de proteína bruta nos grãos (19%). O número de vagens por planta foi o componente de produção que mais interferiu na produtividade de grãos do feijão-comum, gerando incrementos de 86 kg ha-1 para cada aumento unitário. Portanto, a seleção de cultivares de feijão em sistema de produção irrigado é uma prática de manejo eficaz para aumentar o desempenho agronômico e qualitativo do feijão-comum.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: Suitable common bean cultivar choice promoted gains of up to 17% in grain yield. The cultivars IAC Milênio and IAC Alvorada stood out for grain yield and its components. Common bean grain yield increased by 86 kg ha-1 for each unitary increment in the number of pods per plant.
  • Doses de glifosato na supressão de Megathyrsus maximus cv. BRS Quênia consorciado com milho transgênico Articles

    Mello, Carlos E. L.; Jakelaitis, Adriano; Silva, Carlos H. de L. e; Sousa, Gustavo D. de; Silva, Jaqueline O. da

    Resumo em Português:

    RESUMO No consórcio de milho comMegathyrsus maximus, para reduzir a competição entre as culturas consortes, a aplicação de herbicidas é uma técnica que pode ser utilizada. O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito de diferentes doses de glifosato para supressão do crescimento deMegathyrsus maximuscv. BRS Quênia em consórcio com milho, bem como no controle de plantas daninhas. O trabalho foi conduzido a campo, em delineamento experimental de blocos casualizados. Os tratamentos consistiram na aplicação de seis doses de glifosato, 0; 48; 96; 240; 480; 960 g equivalente ácido [e.a.] ha-1 e um tratamento de milho sem a forragem com 960 g equivalente ácido [e.a.] ha-1. A dose de 260,87 g e.a. ha-1 fornece 50% de resposta à variável produção de forragem; portanto, tem potencial para supressão de M. maximuscv. BRS Quênia. A presença da forrageira reduz a densidade e massa seca das plantas daninhas, sendo as principais espécies na comunidade infestante: Ricinus communis, Eleusine indica, Alternanthera tenella, Commelina benghalensis, Conyza sp. e Digitaria horizontalis.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: Doses of glyphosate below 240 g acid equivalent [a.e.] ha-1 cannot suppress forage growth and yield. Megathyrsus maximus cv. BRS Quênia without glyphosate application increases the number of bedridden plants of maize. The presence of M. maximus cv. BRS Quênia in intercropping with maize exerts crop control on weeds.
  • Produtividade da cultura do amendoim sob irrigação plena e deficitária na fase reprodutiva Articles

    Bertino, Antonio M. P.; Faria, Rogério T. de; Coelho, Anderson P.; Cazuza Neto, Ancelmo

    Resumo em Português:

    RESUMO O cultivo do amendoim tem importância nacional e global na agricultura e na indústria. Em condições limitadas de água, sua produtividade diminui ao ponto de comprometer o sucesso da exploração. Este estudo teve como objetivo avaliar o rendimento da cultura do amendoim e seus componentes de produção sob irrigação plena e deficitária aplicada na fase reprodutiva, para determinar o impacto do fornecimento de água no rendimento do amendoim cultivado na segunda época no Estado de São Paulo, Brasil. O experimento foi conduzido durante dois anos e seguiu um delineamento de blocos ao acaso com cinco níveis de irrigação distribuídos em faixas, com quatro repetições. Os tratamentos consistiram na reposição da evapotranspiração da cultura de 100 a 10%. No primeiro ano, sob temperaturas adequadas, o rendimento máximo atingiu 3.922 kg ha-1 com a aplicação de uma lâmina de irrigação de 277 mm e diminuiu em até 35% com a menor lâmina (48 mm). No segundo ano, temperaturas subótimas causaram atraso no ciclo de crescimento e casou redução de 33% na produtividade da cultura. Apesar dos potenciais benefícios da irrigação deficitária no aumento da produtividade da água, as baixas temperaturas representam um risco para o rendimento do amendoim na segunda safra.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: Optimal irrigation management increases peanut yield by 35% as compared to water-limited conditions. Deficit irrigation proved to be feasible for peanut in years under suitable temperatures. Suboptimal temperatures reduce peanut yield by up to 33%.
  • Riscos potenciais de erosão do solo no centro-norte do Vietnã usando sensoriamento remoto e GIS Articles

    Ha, Nguyen T T.; Tuyen, Tran T.; Sarzhanovna, Astarkhanova T.; Thuy, Hoang T.; Luong, Vu V.; Du, Tran D.; Tai, Dau K.; The, Hoang A.; Thanh, Nguyen N.; Duong, Phung T.; Ha, Vo T. T.; Khanh, Vo T. N.

    Resumo em Português:

    RESUMO Atividades de exploração insustentáveis (UEAs), combinadas com os crescentes impactos das mudanças climáticas globais são as principais causas que levam à erosão do solo no centro-norte do Vietnã. As áreas montanhosas no centro-norte do Vietnã geralmente têm encostas íngremes e argila arenosa na camada superficial do solo, o que contribui para aumentar a erosão do solo, resultando em uma séria perda de vidas e propriedades. Este estudo investiga a mudança de cobertura da terra (LCC) em todo o distrito de Thanh Chuong combinando dados da técnica de sensoriamento remoto (RST) com o Sistema de Informação Geográfica (GIS) e, além disso, estabelecendo mapas de risco de erosão com base na simulação do modelo RUSLE. Para atingir estes objetivos, foram adquiridas imagens dos satélites Sentinel e Landsat do período 2010-2021. Verificou-se que a área florestal diminuiu gradualmente de 2010-2021, e a perda média anual de solo foi de aproximadamente 25 t por ano. A quantidade de erosão que levou a uma perda de solo de até 18% da área total da terra está relacionada às condições climáticas, características do terreno e textura do solo. Espera-se que o declínio da cobertura vegetal seja a principal causa das tendências crescentes de erosão e perda de solo.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: Soil erosion increased under the accelerating frequency of extreme rainfall events. Applying suitable approach methods contributes to enhancing the predictability of the land cover change (LCC). The decline in the vegetation covers caused an increasing trend in the soil erosion.
Unidade Acadêmica de Engenharia Agrícola Unidade Acadêmica de Engenharia Agrícola, UFCG, Av. Aprígio Veloso 882, Bodocongó, Bloco CM, 1º andar, CEP 58429-140, Campina Grande, PB, Brasil, Tel. +55 83 2101 1056 - Campina Grande - PB - Brazil
E-mail: revistagriambi@gmail.com