Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, Volume: 27, Número: 10, Publicado: 2023
  • Impacto da irradiância solar nas trocas gasosas e crescimento de helicônias cultivadas em região semiárida Articles

    Souza, Rafaela R. de; Silva Neto, José M. da; Silva, Raphael R. da; Souza, Geisse C. da S.; Figueiredo, Hebert F. de; Paiva Neto, Vespasiano B. de; Borges, Mônica C. R. Z.; Beckmann-Cavalcante, Márkilla Z.

    Resumo em Português:

    RESUMO A luz é essencial por fornecer energia para as reações fotossintéticas e tem uma influência complexa e não totalmente compreendida no crescimento e produção de helicônias. Assim, objetivou-se avaliar o efeito da intensidade de luz sobre o crescimento e fotossíntese de helicônias em condições semiáridas e a triagem de genótipos potenciais tolerantes as condições de altos níveis de irradiação solar durante o estágio vegetativo. O experimento foi conduzido em Petrolina-PE, Brasil, cujas coordenadas geográficas são: 09° 19’ 14” S, 40° 32’ 40” O, com altitude média de 387 m. O delineamento experimental utilizado foi em blocos casualizados, arranjados em esquema de parcelas subdivididas, e os tratamentos foram compostos por duas intensidades de luz (pleno sol e sombreamento de 50%) e cinco genótipos (Heliconia psittacorum x H. spathocircinata cv. Golden Torch; H. psittacorum cv. Red Opal; H. bihai cv. Lobster Claw Two; H. rauliniana e H. rostrata). No 100° dia após o início do experimento foram realizadas avaliações de crescimento e trocas gasosas. As intensidades de luz (pleno sol e sombreamento 50%) não influenciaram a taxa fotossintética (A), condutância estomática (gs) e transpiração (E) das plantas. Porém, o efeito isolado do genótipo revela que plantas de cv. Red Opal, H. bihai, H. rauliniana e cv. Golden Torch apresentaram maiores valores de A, gs e E. Em geral, o sombreamento favoreceu maior incremento no crescimento das plantas. Conclui-se que os genótipos H. psittacorum cv. Red Opal e H. psittacorum cv. Golden Torch exibem maior tolerância às condições de elevada irradiância solar.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: The photosynthetic behavior of the studied heliconia genotypes is not influenced by the light condition. Plants of H. psittacorum cv. Golden Torch and cv. Red Opal are tolerant to high solar irradiations. The shaded environment offers suitable conditions for the growth of heliconia during the vege-tative stage.
  • Milho consorciado com braquiária sob adubação nitrogenada e densidade de plantas melhora o desempenho da soja em sucessão Articles

    Coelho, Antonio E.; Sangoi, Luis; Sapucay, Moryb J. L. da C.; Bratti, Felipe; Debiasi, Henrique; Franchini, Julio C.; Garbelini, Luiz G.; Balbinot Junior, Alvadi A.

    Resumo em Português:

    RESUMO O consórcio milho segunda safra com braquiária ruziziensis (Urochloa ruziziensis), adubação com nitrogênio (N) e alta densidade de plantas do milho aumentam a produção de biomassa e a ciclagem de N, o que pode favorecer o crescimento e a produtividade da soja na safra seguinte. Este estudo teve como objetivo avaliar os efeitos do consórcio milho segunda safra com Brachiaria ruziziensis, aplicação de N em cobertura e densidade de plantas de milho sobre a produção de palha no outono/inverno, ciclagem de N e desempenho agronômico da soja em sucessão. Os experimentos de campo realizados nas safras 2018/2019 e 2019/2020, em delineamento de blocos completos casualizados com parcelas subdivididas e quatro repetições, investigaram os seguintes fatores: sistema de cultivo (milho solteiro e milho consorciado com Brachiaria ruziziensis), cobertura de N (0 e 80 kg ha-1) e densidade de plantas de milho (40, 60, 80 e 100 mil plantas ha-1). O consórcio milho-Brachiaria ruziziensis melhorou a produtividade de palha (2.365 kg ha-1) e a ciclagem de N (50 kg ha-1) e aumentou a produtividade de soja em sucessão (232 kg ha-1). A adubação nitrogenada do milho aumentou a produtividade de grãos de soja em 180 kg ha-1. A densidade de plantas do milho não influenciou o desempenho da soja cultivada em sucessão, independentemente da safra.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: Intercropping of maize with ruzigrass increases straw yield, nitrogen cycling, and soybean yield in successive crops. Nitrogen fertilization of second-crop maize increases the yield of soybean grown in succession. An increase in plant density of second-crop maize increases straw yield but not soybean yield.
  • Desempenho energético de trator agrícola articulado: Modo manual versus automático Articles

    Zimmermann, Gabriel G.; Jasper, Samir P.; Costa, Mariane C. da; Oliveira, Gabriel A. de; Savi, Daniel

    Resumo em Português:

    RESUMO O gerenciamento automático de produtividade (APM) presente no trator agrícola é uma ferramenta importante que auxilia na operação, aumentando a eficiência e rendimento energético. O objetivo do experimento foi comparar o desempenho operacional e energético de um trator articulado de 373 kW equipado com APM e com o modo manual da transmissão e rotação do motor, sob diferentes velocidades reais. O experimento foi conduzido no delineamento de blocos casualizados em esquema de parcelas subdivididas, sendo as parcelas constituídas de dois modos de transmissão (manual e automático) e as subparcelas de quatro velocidades reais (4, 6, 8 e 10 km h-1), com cinco repetições, totalizando 40 unidades experimentais. Foram monitorados a patinagem dos rodados, rotação do motor, consumo horário e específico de combustível, força, potência e rendimento na barra de tração, velocidade operacional e eficiência térmica do motor. Os dados coletados foram submetidos à análise de variância, sendo o primeiro fator analisado pelo teste de Tukey, e o segundo fator e as interações por análise de regressão. No modo automático a rotação do motor e a patinagem dos rodados foram menores sem comprometer as demais variáveis. Além disso, este modo, a 4 e 6 km h-1, demonstrou uma vantagem energética, que requer menor consumo de combustível por hora. Além disso, o modo manual apresentou maior eficiência térmica em velocidades mais baixas quando comparado com o modo automático, que apresentou um aumento linear.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: Automatic mode presents less wheel slippage than manual mode at 4, 6, 8, and 10 km h-1. At 4 km h-1, manual mode shows greater drawbar power and yield. At lower speeds, automatic mode consumes less fuel per hour.
  • Automação de irrigação de lavouras de arroz usando controlador fuzzy e previsão meteorológica Articles

    Uberti, Vinicius A.; Abaide, Alzenira da R.; Pfitscher, Luciano L.; Prade, Lucio R.; Evaldt, Maicon C.; Bernardon, Daniel P.; Pereira, Paulo R. da S.

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo propõe o desenvolvimento de um novo controlador para irrigação, baseado na lógica fuzzy, o qual utiliza previsão meteorológica e características da lavoura para avaliar a real necessidade de irrigação de lavouras de arroz e elevar a eficiência energética destes sistemas de irrigação. Testes realizados com dados reais de três lavouras situadas no Rio Grande do Sul, Brasil, e de quatro dias meteorologicamente distintos da safra 2021/2022, demonstram a capacidade de redução no consumo de energia elétrica, que em dias de precipitação acentuada ficou acima de 80% em todas as condições simuladas. Em dias secos, sem previsão de precipitação, as reduções mínimas de consumo de energia ficaram entre 33 e 66%, de acordo com o tamanho da lavoura e as condições meteorológicas testadas. Também foi verificada a redução da vazão de captação de água, que superou 15% mesmo nos cenários de lavoura mais adversos. Este estudo revela a necessidade de agregar avanços tecnológicos aos sistemas de irrigação de lavouras de arroz, de forma a elevar a eficiência dos processos de irrigação por inundação de grandes áreas, como forma de reduzir o consumo de energia elétrica, aumentar a rentabilidade do produtor rural e garantir a preservação e a disponibilidade dos recursos hídricos.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: The use of the fuzzy logic allows the realization of an intelligent rice crop-level control. The consideration of the weather forecast is an incipient practice, which can be adopted for en-hancing irrigation systems. The smart control of rice irrigation can generate high energy efficiency gains and significant re-ductions in water catchments.
  • Tolerância de cultivares de maracujazeiro-azedo ao estresse salino numa área semiárida Articles

    Lima, Geovani S. de; Souza, Weslley B. B. de; Paiva, Francisco J. da S.; Soares, Lauriane A. dos A.; Torres, Rafaela A. F.; Silva, Smyth T. de A.; Gheyi, Hans R.; Lopes, Kilson P.

    Resumo em Português:

    RESUMO Diante da escassez quantitativa de recursos hidrícos de baixa salinidade no semiárido do brasileiro, fez-se necessário a utilização de águas com alta concentração de sais. Assim, a identificação de cultivares tolerantes ao estresse salino é uma alternativa para expansão da agricultura irrigada. Neste contexto, objetivou-se com este trabalho avaliar a tolerância de cultivares de maracujazeiro-azedo em função da condutividade elétrica da água de irrigação. O delineamento experimental foi em blocos ao acaso, em esquema fatorial 5 × 3, cujos tratamentos consistiram da combinação de cinco valores de condutividade elétrica da água de irrigação - CEa (0,3; 1,1; 1,9; 2,7 e 3,5 dS m-1), e três genótipos de maracujazeiro-azedo (BRS GA1, BRS SC1 e SCS437), com três repetições. A condutividade elétrica da água a partir de 0,3 dS m-1 diminuiu o conteúdo relativo de água, as trocas gasosas, o número de frutos, a produção por planta e aumentou o extravasamento de eletrólitos no limbo foliar das plantas de maracujazeiro-azedo, aos 153 dias após o transplantio. As cultivares de maracujazeiro-azedo BRS GA1, BRS SC1 e SCS437 foram classificadas como sensíveis à condutividade elétrica da água, com os níveis de salinidade limiar de 0,3; 1,0 e 0,3 dS m-1, respectivamente.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: Electrical conductivity of water from 0.3 dS m-1 decreases the relative water con-tent and limits gas exchange. The production of sour passion fruit cultivars is markedly reduced by electrical conductivity of water above 0.3 dS m-1. The BRS GA1, BRS SC1, and SCS437 sour passion fruit cultivars grown in a semi-arid region are sensitive to salt stress.
  • Uso de glyphosate no manejo de Panicum maximum cv. BRS Zuri consorciado com milho Articles

    Silva, Carlos H. de L. e; Mello, Carlos E. L.; Silva, Jaqueline O. da; Jakelaitis, Adriano; Marques, Renata P.; Sousa, Gustavo D. de; Silva, Elias J. da

    Resumo em Português:

    RESUMO O consórcio entre milho e espécies forrageiras é uma alternativa comumente utilizada dentro dos sistemas agropecuários. A competição entre as culturas pode ser um fator limitante no consórcio, comprometendo a produção do milho e forragem. Embora necessário, a interação de forrageiras lançadas no mercado nos últimos anos, como a BRS Zuri consorciada com a cultura do milho, não fornece respostas satisfatórias na literatura. Por isso, técnicas como a utilização de subdoses de herbicida entra com uma opção a fim de suprimir o crescimento da forrageira, viabilizando o cultivo simultâneo. Assim, objetivou-se no presente estudo avaliar os efeitos de subdoses do herbicida glyphosate sobre o desenvolvimento de Panicum maximum cv. BRS Zuri consorciado com milho RR (Roundup Ready®) e como essa interação reflete na população de plantas daninhas, no rendimento da forrageira e nas variáveis biométricas e produtivas do milho. O delineamento foi em blocos casualizados, cujos tratamentos consistiram em seis subdoses do herbicida glyphosate (0, 48, 96, 240, 480 e 960 g equivalente ácido [e.a.] ha-1), além do milho em monocultivo com quatro repetições. Para as condições do presente estudo, a dose de 480 g e.a. ha-1 de glyphosate pode ser uma alternativa, visto que houve a supressão de plantas daninhas e um adequado desenvolvimento da forragem. Já o rendimento do milho não foi afetado pela presença da forrageira.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: Maize grain yield was not affected by the presence of forage. Forage biomass production provided a reduction in the weed community. Different doses of glyphosate influenced forage yield.
  • Utilização de espectroscopia de infravermelho médio e modelos quimiométricos para discriminação de variedades de cacau seco Articles

    Collazos-Escobar, Gentil A.; Barrios-Rodriguez, Yeison F.; Bahamón-Monje, Andrés F.; Gutiérrez-Guzmán, Nelson

    Resumo em Português:

    RESUMO Geralmente, a classificação taxonômica das sementes de cacau foi feita pela relação teobromina/cafeína por cromatografia líquida de alto desempenho (HPLC). No entanto, esta técnica envolve determinações laboriosas e demoradas; assim, a espectroscopia atenuada de infravermelho de reflexão total (ATR-FTIR) é uma ferramenta valiosa, eficaz e rápida para analisar a composição química dos produtos alimentares. Neste estudo, o objetivo era examinar o potencial da ATR-FTIR combinado com ferramentas quimiométricas como a análise de componentes principais (PCA), a análise discriminante linear (LDA), e a análise menos regressiva quadrada parcial (PLS-DA) examinada para a discriminação entre as variedades de cacau Trinitario e Forastero definidas pelas medições de teobromina e cafeína via HPLC. As variedades de cacau foram avaliadas pela análise por HPLC de 36 amostras de grãos de cacau secos para a relação teobromina/cafeína. Além disso, os espectros ATR-FTIR foram analisados em regiões de infravermelhos médios (MIR), e os sinais associados à teobromina e à cafeína foram identificados e analisados através dos modelos LDA e PLS-DA. Os modelos LDA e PLS-DA proporcionaram uma discriminação satisfatória do cacau, fornecendo valores de capacidade de previsão global de 98.2 ± 1.8% e 96.1 ± 2.4%, respectivamente. Os resultados mostram o potencial da técnica de espectroscopia ATR-FTIR para uma diferenciação fiável, rápida e fácil das amêndoas de cacau secas.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: The ATR-FTIR technique discriminates between cocoa genotypes by chemometric methods. The LDA and PLS-DA chemometric models achieve high reliability in the discrimination of food matrices. It will be possible to improve the processes of dry cocoa bean classification in the industry.
  • Atributos químicos de solos submetidos à aplicação de bioativo e dos pós de basalto e serpentinito Articles

    Alovisi, Alves A.; Alovisi, Alessandra M. T.; Taques, Meriane M.; Medeiros, Elias S. de; Souza, Luiz C. F. de; Cassol, Cleidimar J.

    Resumo em Português:

    RESUMO A dependência de matérias-primas externas, o alto custo dos fertilizantes e a busca por alternativas mais sustentáveis têm incentivado a pesquisa com remineralizadores. O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito da adição de remineralizadores, associados ou não ao bioativador, sobre o pH, H+Al, Al, P e K em dois solos, após quatro períodos de incubação. Utilizou-se delineamento experimental inteiramente casualizado, em esquema fatorial 5 × 2 × 2 × 2, sendo: doses de remineralizadores (0, 2, 4, 8 e 16 Mg ha-1), bioativador (com e sem aplicação), tipo de remineralizador (basalto e serpentinito) e classe de solo (Latossolo Vermelho e Neossolo), com quatro repetições. Após a aplicação dos tratamentos, os solos foram incubados por 30, 90, 120 e 240 dias. Ao final de cada período de incubação, as amostras foram submetidas as análises de pH, Al, H+Al, P e K. A utilização de doses crescentes dos remineralizadores favoreceu o aumento do pH, P e K e redução do Al e H+Al nos solos estudados. O pó de serpentinito apresentou maior eficiência para a neutralização da acidez dos solos, enquanto o pó de basalto apresentou maior eficiência para fornecer P e K para os solos. O bioativo reduziu o tempo de reação dos remineralizadores e favoreceu o aumento da disponibilidade de K.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: Basalt and serpentinite powders are complementary alternatives to correctives and mineral fer-tilizers. Basalt and serpentinite remineralizers must be added at least three months before cultivation for soil acidity correction. The Penergetic bioactivator accelerates the reaction of remineralizers in the soil.
  • Ajuste não linear de curvas de reação de calcário e bases trocáveis Articles

    Viana, João H. M.; Albuquerque Filho, Manoel R. de; Santos, Flávia C. dos; Ladeira, Daniela de A.

    Resumo em Português:

    RESUMO A modelagem da resposta de solos à calagem é importante para a compreensão das reações de neutralização e para a predição de seu efeito residual. Os modelos baseados em equações polinomiais simples ou múltiplas são os mais usados, em função de sua simplicidade e facilidade de ajuste, mas falham em reproduzir uma resposta realística à calagem, indicando um decréscimo do pH com a dose, após o máximo valor ter sido alcançado. Neste trabalho, uma série de funções não lineares foi comparada à polinomial, usando uma base de dados de um teste de calagem em uma fazenda com solo franco-argilo-arenoso. Os melhores modelos foram os de Mitscherlich, o logístico de três parâmetros e o modelo de Morgan, Mercer e Flodin. Para os dados de Ca+2 + Mg+2 trocáveis, os melhores modelos foram os Skaggs et al., o de Gompertz e o modelo de Morgan Mercer e Flodin. O uso conjunto do proposto índice T, baseado no ranqueamento dos modelos baseado em seus valores de erro padrão residual e do critério de Akaike, associados às restrições dos valores extrapolados, ajudaram na escolha de modelos que são estatisticamente robustos e empiricamente coerentes.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: Statistically nonlinear models were proposed for pH as a function of lime doses. Statistically nonlinear models were proposed for exchangeable Ca+2 + Mg+2 as a function of lime doses. The use of a statistical index combined with constraints on extrapolation values enabled the se-lection of the best-fitting models.
  • Desenvolvimento de um coletor automático de escoamento para estudos com simuladores de chuva Articles

    Macedo, Pietro M. S.; Schultz, Nivaldo; Oliveira, Paulo T. S.; Pinto, Marinaldo F.; Conforto, Bruno A. A. F.; Carvalho, Daniel F. de

    Resumo em Português:

    RESUMO Estudos relacionados à erosão do solo usando simuladores de chuva são geralmente onerosos e demorados. Assim, o objetivo deste estudo foi desenvolver um protótipo de coletor automático de escoamento superficial, capaz de quantificar em tempo real o volume de escoamento superficial e a perda de solo em ensaios de campo utilizando um simulador de chuva. Os sensores utilizados foram escolhidos com base na incerteza tipo A calculada a partir de diferentes volumes de água e concentrações de sedimentos. Por meio de programação específica, o volume da enxurrada, as concentrações de sedimentos e o tempo de ocorrência das coletas correspondentes a cada 200 cm³ de enxurrada foram registrados em um cartão micro-SD. A robustez da calibração e a programação desenvolvida também foram avaliadas no microcontrolador Arduino Mega® 2560. Os sensores de pressão (PSI.420) e de turbidez (ST100) foram selecionados para o desenvolvimento do protótipo, o qual foi avaliado em campo com o simulador de chuva InfiAsper. Em seguida, os dados coletados automaticamente pelos sensores foram comparados com os obtidos por medição manual. O coletor automático equipado com os sensores PSI.420 e ST100 tem potencial para obter e armazenar dados de escoamento, e foi eficiente na avaliação do processo erosivo, gerando erros médios de 12,25 e 13,16% para volume de escoamento e perda de solo, respectivamente. O protótipo proposto possui baixo custo de fabricação, além de otimizar a obtenção de dados de erosão em estudos com simuladores de chuva.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: Obtaining surface runoff and soil loss data by using rainfall simulators is laborious, time-consuming and resource-intensive. A new collector equipped with pressure sensor and turbidimeter is proposed for automatic measurement of runoff and soil loss. The low-cost collector proposed contributes significantly to future rainfall simulator studies.
Unidade Acadêmica de Engenharia Agrícola Unidade Acadêmica de Engenharia Agrícola, UFCG, Av. Aprígio Veloso 882, Bodocongó, Bloco CM, 1º andar, CEP 58429-140, Campina Grande, PB, Brasil, Tel. +55 83 2101 1056 - Campina Grande - PB - Brazil
E-mail: revistagriambi@gmail.com