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Galáxia (São Paulo), Volume: 49, Publicado: 2024
  • Colonialismo de dados e RPGs independentes: práticas de criadores nas plataformas digitais Artigo

    Carneiro, Alexander; Falcão, Thiago

    Resumo em Português:

    Resumo O presente artigo discute como um grupo de desenvolvedores independentes de RPGs analógicos articula o ambiente digital para distribuir seus produtos. A observação participante foi usada na pesquisa para entender as práticas de um grupo de criadores independentes da América Latina, o RPGLatam. Cientes de que operam nas redes digitais em uma posição marginalizada — a de habitantes do Sul Global —, esses criadores articulam uma série de práticas para tentar minimizar os impactos possivelmente negativos que tal marginalização teria sobre eles e seus produtos. Algumas dessas práticas incluem a utilização de sistemas digitais de formas diferentes daquelas para as quais eles foram originalmente projetados. Quatro práticas serão discutidas neste artigo, contextualizadas com base na conjuntura do capitalismo de plataforma: 1) a utilização da língua inglesa; 2) uma rede de apoio mútuo; 3) distribuição de cópias comunitárias e 4) o itchfunding.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper discusses how a group of independent tabletop RPG developers use the digital space to distribute their products. The technique of participant observation was used in the research to understand the practices performed by a group of independent creators in Latin America, named RPGLatam. Aware that they operate in digital networks from a marginalized position — as denizens in the Global South —, these creators articulate a series of practices to try and minimize the possible negative outcomes that such marginalization would have upon them and their products. Some of these practices include using digital systems in ways that differ from their original design. Four practices are discussed in this paper, contextualized under the light of platform capitalism: 1) using the English language; 2) a support network; 3) community copies, and 4) itchfunding.
  • Cinema, vídeo e opressão: o primeiro livro de Eisenstein por Arlindo Machado em meio à censura no Brasil Artigo

    Moro, Gláucio; Silveira, Luciana Martha

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo aborda a censura nos filmes e teorias cinematográficas do renomado cineasta russo Sergei Eisenstein. No intervalo de tempo que se estendeu de 1964 a 1985, o Brasil esteve sob o regime de governo conhecido como ditadura civil-militar, uma fase marcada por uma governança autoritária. Investigamos as ideias inovadoras de Eisenstein sobre montagem, composição visual e narrativa cinematográfica, que foram restringidas no contexto brasileiro devido às políticas de censura. Além disso, examinamos o papel crucial desempenhado pelo teórico brasileiro Arlindo Machado, uma autoridade em estudos de imagem, vídeo e cinema no país, na disseminação clandestina dessas teorias. Arlindo não apenas defendeu as ideias de Eisenstein, mas também desenvolveu análises relativas às metodologias técnicas de produção de imagens e às etapas envolvidas na criação cinematográfica, muitas das quais foram fundamentadas nas inovações do cineasta russo. Este ensaio explora um segmento da vida desses dois influentes teóricos e sua significativa contribuição para a disseminação das teorias cinematográficas em meio à censura governamental. Além disso, destaca os esforços de Arlindo Machado na promoção de uma educação voltada para o pensamento crítico e imagético relacionado ao vídeo e ao cinema no Brasil, apesar das restrições impostas pelo governo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper addresses the censorship of films and cinematographic theories by the renowned Russian filmmaker Sergei Eisenstein. During the period of 1964-1985, Brazil was under the government regime known as civil and military dictatorship , a phase marked by authoritarian governance. We investigated Eisenstein’s innovative ideas about editing, visual composition and cinematographic narrative, which were restricted in the Brazilian context due to censorship policies. Furthermore, we examined the crucial role played by Brazilian theorist Arlindo Machado, an authority on image, video and cinema studies in the country, in the clandestine dissemination of these theories. Arlindo not only defended Eisenstein’s ideas, but also developed in-depth analyses of technical images and the cinematographic process, many of which were based on the Russian filmmaker’s innovations. This essay explores a segment of the lives of these two influential theorists and their significant contribution to the dissemination of cinematic theories amidst government censorship. Furthermore, it highlights Arlindo Machado’s efforts in promoting an education focused on critical thinking and imagery related to video and cinema in Brazil despite the restrictions imposed by the government.
  • A mundialização do Estado de Exceção como ciclo imaginário dos filmes futuristas Artigo

    Silva, Eduardo Duarte Gomes da; Dantas, Rafael

    Resumo em Português:

    Resumo A imagem do futuro nos filmes de ficção científica é feita com base em contextos imaginários de cada época. Esses contextos elaboram ciclos temáticos que se apresentam ao longo do tempo. Este artigo visa discutir o surgimento da cultura de vigilância dos cidadãos presente em nosso tempo. Essa cultura é presença constante em filmes de ficção científica, especialmente em obras que se passam em futuros distópicos. Nos interessa suas implicações nos arranjos sociais, tendo como objeto de discussão os filmes THX 1138, Brazil – o filme e Minority Report. Tais filmes mostram possibilidades de vigilância e controle particularmente distintas entre si, porém, eles têm em comum sociedades em constante estado de emergência, cuja guerra, em última instância, é travada contra os próprios cidadãos. São filmes futuristas, mas espelhos de um presente em que os governos classificam seus cidadãos em diferentes condições de proteção política.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The image of the future in sci-fi movies is made from the imaginary contexts of each era. These contexts elaborate thematic cycles that appear over time. This paper aims to discuss the emergence of the culture of citizen surveillance, which is present in our time. This culture is constantly present in sci-fi movies, especially in films movies that take place in dystopian futures. We are interested in its implications in social arrangements, and we chose as the object of discussion the films THX 1138, Brazil and Minority Report. These films movies show possibilities of surveillance and control that are particularly different from each other, but they have in common share societies in a constant state of emergency, which war, ultimately, is waged against its own citizens. They are futuristic films, but also mirrors of a present in which governments classify their citizens in different conditions of political protection.
  • Mulheres pecadoras e horror slasher: protagonismo feminino em X (2022), de Ti West Artigo

    Silva, Ana Catarine Mendes da; Lusvarghi, Luiza

    Resumo em Português:

    Resumo Nos estudos do cinema de horror mais recentes, evidencia-se a presença do subgênero slasher, conhecido pela presença de assassinatos em série e violência explícita em sua narrativa. Diante desse contexto, questiona-se: como as mulheres — e seus corpos — são representados em uma produção desse gênero? Para responder esse questionamento, utiliza-se como objeto deste estudo o filme X (2022), dirigido por Ti West. Este artigo objetiva compreender a representação da mulher no cinema de horror slasher, utilizando em seu corpo teórico os estudos relacionados ao horror e feminino. Espera-se, com este trabalho, colaborar com as discussões acadêmicas acerca dos estudos de gênero e sexualidade, feminismo e cinema de horror.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Recent studies of horror cinema have highlighted the presence of the slasher subgenre, known for the presence of serial murders and explicit violence in its narratives. Given this context, the question arises: how are women — and their bodies — represented in a production of this genre? To answer this question, the film X, directed by Ti West, is used as the object of this study. This article aims to understand the representation of women in slasher horror cinema, using studies related to horror and women in its theoretical framework. It is hoped that this work will contribute to academic discussions on gender and sexuality studies, feminism and horror cinema.
  • Acontecimento, alteridade e iminência: percurso e desdobramentos de uma pesquisa sobre a Lei Aldir Blanc Artigo

    Melo, Sharine Machado Cabral

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo discute as principais referências metodológicas, conceituais e estéticas que embasam uma pesquisa que vem investigando, desde 2020, as mobilizações da sociedade civil e as articulações políticas que levaram à Lei Aldir Blanc (Lei nº 14.017/2020), à Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (Lei nº 14.399/2022) e à Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022). São abordadas as noções de iminência (Canclini, 2012), alteridade (Foucault, 2011) e acontecimento (Deleuze e Guattari, 2015). Conclui-se que o entrelaçamento desses conceitos pode contribuir para a compreensão das relações entre a sociedade civil e a construção de políticas públicas, lançando luz sobre seu sentido utópico e sobre os anseios que impulsionam a participação democrática.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper discusses the main methodological, conceptual and aesthetic references that support a research that has been investigating, since 2020, the mobilizations of civil society and the political articulations that led to the Aldir Blanc Law (Federal Law nº 14,017/2020), the Aldir Blanc National Policy for the Promotion of Culture (Law 14,399/2022) and the Paulo Gustavo Law (Complementary Law nº 195/2022). The notions of imminence (Canclini, 2012), alterity (Foucault, 2011) and event (Deleuze; Guattari, 2015) are addressed. The conclusion is that the interweaving of these concepts can contribute to the understanding of the relationship between civil society and the construction of public policies, clarifying their utopian sense and the desires that drive democratic participation.
  • Favela, cartão-postal do Brasil? Representações ambivalentes sobre cultura e identidade nacionais na performance de Anitta em palco estrangeiro Artigo

    Rodrigues, Leonardo

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo deste trabalho é compreender como a cantora Anitta, na condição de estrela pop em ascensão internacional, promove a favela como cultura e identidade brasileiras e também discutir quais as implicações dessa abordagem ante as representações ambivalentes desse espaço, tratado ora como território da pobreza e da violência, ora como reserva de manifestações culturais autênticas. Para isso, descrevemos e analisamos uma apresentação da cantora no festival americano Coachella em abril de 2022 com referencial teórico baseado em estudos culturais (Hall, 1992, 2003, 2016; Martín-Barbero, 1995, 2015; García Canclini, 1998) e estudos de performance (Amaral; Soares; Polivanov, 2018; Pereira de Sá; Holzbach, 2010). Observamos que Anitta se apoia em referências consagradas da cultura e da identidade brasileiras, ao mesmo tempo que introduz o seu ponto de vista, relacionado a uma cultura urbana periférica. Consideramos que, ao explorar um espaço ambivalente como a favela, a artista provoca tensionamentos em torno dos símbolos nacionais e do que pode ou não ser considerado parte da cultura e da identidade brasileiras.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This work aims to understand how the singer Anitta, as a rising international pop star, promotes the favela as a part of Brazilian culture and identity, and also discuss the implications of this approach in light of the ambivalent representations of this space, which is sometimes viewed as a place of poverty and violence and at other times as a reservoir of authentic cultural expressions. To do this, we describe and analyze one of Anitta’s performances in the American Coachella festival in April 2022, drawing on theoretical frameworks based on cultural studies (Hall, 1992, 2003, 2016; Martín-Barbero, 1995, 2015; García Canclini, 1998) and performance studies (Amaral; Soares; Polivanov, 2018; Pereira de Sá; Holzbach, 2010). We observe that Anitta draws on established references of Brazilian culture and identity while also introducing her own perspective, which is related to an urban peripheral culture. We believe that, by exploring an ambivalent space like the favela, the artist sparks debate about national symbols and what can or cannot be considered part of Brazilian culture and identity.
  • Escuta datificada de música: educabilidade algorítmica e performance de gosto em plataformas de streaming musical, Artigo

    Moreira, Alékis de Carvalho; Araujo, Willian Fernandes; Polianov, Beatriz

    Resumo em Português:

    Resumo Plataformas de streaming de música têm alterado os modos de consumo com base em sistemas de recomendação e entregas personalizadas. No Twitter/X, observamos postagens de ouvintes comentando sobre ensinar esses sistemas com o intuito de aumentar sua acurácia em relação aos próprios gostos. Mapeamos essas práticas sociocomunicacionais com o objetivo de investigar o que elas entendem por educar algoritmos e como esses relatos expressam performances de gosto musical. Tendo como metodologia a coleta e análise dos conteúdos das publicações realizadas pelos ouvintes, o estudo é baseado em 82 tweets/xs postados entre 2021 e 2022. Neles, identificamos três eixos de sentido: (1) gestão pragmática dos comportamentos com base na ideia de educação; (2) transformações do consumo musical; e (3) performances de um gosto ensinado. Como resultados, propomos a noção de educabilidade algorítmica, que aponta para a naturalização de uma escuta datificada.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Music streaming platforms have changed consumption modes through recommender systems and personalized deliveries. On Twitter/X, we observed listeners talking about teaching these systems in order to increase their accuracy in relation to their own tastes. We mapped these socio-communicational practices with the aim of investigating what they mean by educating algorithms and how these reports express taste performances. Using the collection and analysis of the contents of publications made by listeners as a methodology, the study is based on 82 tweets/xs posted between 2021 and 2022. In them, we identified three axes of meaning: (1) pragmatic management of behaviors based on the idea of education; (2) transformations in musical consumption; and (3)performances of a taught taste. As results, we propose the notion of algorithmic educability, which points to the naturalization of data-driven listening.
  • Testemunhar (in)finito: notas sobre as reminiscências de Rithy Panh em seus livros-testemunhos Artigo

    Lessa Filho, Ricardo; Vieira, Frederico

    Resumo em Português:

    Resumo A partir dos desdobramentos do testemunho e das imagens reminiscentes do genocídio do Khmer Vermelho, o artigo analisa a obra literária de Rithy Panh, tomo artístico quase sempre ignorado diante da importância de seu trabalho como cineasta. Assim, o presente texto mostra como tais obras literárias se constituem enquanto exercícios reminiscentes nos quais uma transmissão histórica é irrompida por um incessante jogo entre imaginação e realidade, descrição e invenção poética, buscando constituir obstinadamente uma linguagem heurística para o seu testemunho infinito.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Based on testimonies and images reminiscent of the Khmer Rouge genocide, the article analyzes the literary work of Rithy Panh, an artistic volume that is almost always ignored given the importance of his work as a filmmaker. The present text shows how these literary works are constituted as reminiscent exercises in which a historical transmission is erupted in an incessant dialogue between imagination and reality, between simple description and poetic invention, obstinately seeking to constitute a heuristic language for testimony to the end.
  • O som atravessado do Sambódromo: conflitos entre camarotes e a avenida dos desfiles Artigo

    Trotta, Felipe da Costa; Moreira, Rafael dos Santos

    Resumo em Português:

    Resumo O vazamento sonoro dos camarotes do Sambódromo do Rio de Janeiro para a avenida dos desfiles durante o carnaval de 2022 foi amplamente comentado nos circuitos de samba e na imprensa. Este texto discute os múltiplos atravessamentos gerados pela tensão sonora durante o evento, entendendo que o conflito derivado da disputa musical dramatiza diversas tensões sociais bastante recorrentes nos desfiles do carnaval carioca, relacionados a questões de classe e raça. O carnaval é uma festa popular que negocia desde sempre espaços físicos na cidade, numa tensão que também encarna disputas por espaços simbólicos. O som dos camarotes atravessado com as baterias das escolas de samba pode ser pensado como outra camada de disputas por espaços sonoros, numa complexa engrenagem que reverbera modos de pensar e negociar as hierarquias sociais.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The sound leakage from the Rio de Janeiro’s Sambódromo’s VIP boxes onto the parade avenue during the 2022 carnival was widely commented on in the samba circuits and the press. This text discusses the multiple discourses generated by the sound tension during the event, understanding these conflicts as a musical dispute which dramatizes several of the recurrent social tensions in Rio’s carnival in their relations to class and race. Carnival is a popular celebration that has always negotiated physical spaces in the city, which also embodies disputes over symbolic spaces. The sound of the VIP boxes crossed with the drums of the samba schools can be thought of as another layer of disputes for sound spaces, in a complex gear that reverberates ways of thinking and negotiating social hierarchies.
  • A família Margarina tem melanina? Análise interseccional semiótica das representações familiares na publicidade1 Artigo

    Fernandes, Pablo Moreno

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo discute as representações familiares negras em anúncios de revista e em conteúdos veiculados no Instagram pelas 10 marcas mais valiosas do Brasil, segundo o ranking Interbrand, no intervalo 2018-2020. Por meio da análise interseccional semiótica dos materiais, verificamos como são representadas as famílias negras, sob uma perspectiva de conjugalidade, racialidade e orientação sexual. Os resultados obtidos, apesar de alguns pontos contraintuitivos, comprovam o lugar interseccional do racismo para mulheres negras na perspectiva da solidão, bem como o silenciamento da homoafetividade negra, demonstrando como as representações ainda não contemplam complexidades na identidade negra, limitada a um espaço de diversidade.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The paper brings the discussion of the representations of black families in magazine ads and content posted on Instagram by the 10 most valuable brands in Brazil according to the Intebrand ranking, in the period of 2018-2020. Through intersectional semiotic analysis of the materials, we verified how black families are represented from the perspective of conjugality, race and sexual orientation. The results obtained, despite some counterintuitive points, prove the intersectional place of racism for black women from the perspective of loneliness, as well as the silencing of black homo affectivity, demonstrating how representations still do not contemplate complexities in black identity which is limited to a space of diversity.
  • Cordialidade à brasileira: O animal cordial como metáfora do Brasil contemporâneo Artigo

    Carreiro, Rodrigo

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo busca como objetivo principal aprofundar uma possibilidade de leitura simbólica, por meio da análise de personagens e cenas, do thriller de horror O animal cordial (2017), dirigido por Gabriela Amaral Almeida. A leitura propõe o filme como uma metáfora do Brasil contemporâneo: um país rachado por tensões sociais de diferentes matrizes ? raça, gênero, cor, classe social, rivalidades regionais ? que vêm se esgarçando em uma trama de medo e ódio. No filme, graças ao evento inusitado que liga as engrenagens da trama, essas tensões terminam por explodir em uma série de atos de violência, que aludem de múltiplas e diferentes maneiras ao conceito de “homem cordial”, elaborado em 1936 pelo historiador Sergio Buarque de Holanda.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper aims to deepen a culturalist possibility of symbolic reading, through the analysis of characters and scenes, from the horror thriller Friendly beast (2017), by Gabriela Amaral Almeida. This symbolic reading works as a metaphor for contemporary Brazil: a country split by social tensions of different matrices ? race, gender, color, social class, regional rivalries ? that have been gradually breaking apart in a plot of fear and hate. In the feature film, due to the unusual event that links the gears of the plot, these tensions end up exploding in a series of acts of violence, which allude in multiple and different ways to the concept of “cordial man”, elaborated in 1936 by historian Sergio Buarque de Holanda.
  • Modelo da Enunciação Algorítmica Marcária: a inteligência artificial e os algoritmos como actantes da enunciação publicitária de marca Ensaio

    Souza, Lívia Silva de; Gonsales, Flávia Igliori; Damasceno, Alhen Rubens Silveira

    Resumo em Português:

    Resumo A linguagem publicitária tem sido objeto de estudo no campo da comunicação com base em olhares diversos, em especial o da teoria da enunciação oriunda dos estudos do discurso. Barbosa e Trindade (2003) propuseram o modelo da enunciação publicitária, desdobrando-a em seis níveis na emissão e cinco na recepção, revelando uma enunciação coletiva na publicidade. Este artigo revisita tal modelo, identificando as marcas como o enunciador debreado, e localizando os algoritmos como actantes da enunciação publicitária. Propomos o Modelo de Enunciação Algorítmica Marcária na emissão, no qual os algoritmos se inserem em um fluxo ascendente em direção à marca. Ao final, convidamos os pesquisadores em comunicação a pensar as transformações na práxis publicitária em suas múltiplas instâncias.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The language of advertising has been studied in the field of Communication from different points-of-view, especially the theory of enunciation from discourse studies. Barbosa and Trindade (2003) proposed the model of advertising enunciation, unfolding it into six levels in emission and five in reception, revealing a collective enunciation in advertising. This article revises this model, identifying brands as the enunciator shifted out, and locating the algorithms as actants of advertising enunciation. We propose the Algorithmic Brand Enunciation Model in emission, where algorithms are inserted in an upward flow towards the brand. In conclusion, we invite Communication researchers to think about the transformations in advertising praxis in its multiple instances.
  • Pesquisando ecotranssistemas musicais-midiáticos na cidade do Rio de Janeiro1 Ensaio

    Herschmann, Micael; Lacombe, Fabiano

    Resumo em Português:

    Resumo Tomando como referência não só uma breve revisão da literatura especializada, mas também as pesquisas realizadas nos últimos anos, busca-se contribuir com o debate teórico-conceitual que envolve a noção de ecossistema na contemporaneidade. Ao mesmo tempo, sugerimos neste trabalho o emprego do conceito de Ecotranssistema Musical-Midiático (EMM), aqui cunhado como noção profícua que não apenas possibilitaria se repensar as dinâmicas musicais e comunicacionais de maneira articuladas, mas também sinalizaria aos pesquisadores a relevância fundamental do trabalho de investigação de campo (mesmo este sendo precário e limitado), isto é, a importância de se seguir os rastros e vestígios dos atores humanos e não humanos nas dinâmicas de reagregação social.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Not only taking as a referenc a brief review of specialized literature, but also research carried out in recent years, we seek to contribute to the theoretical-conceptual debate that involves the notion of ecosystem in contemporary times. At the same time, in this work we suggest the use of the concept of Musical-Media Ecotranssystem (MME), conceived here as a fruitful notion that would allow not only the rethinking of musical and communicational dynamics in an articulated way, but also signal to researchers the fundamental relevance of field investigation work (even though it is precarious and limited), that is, the importance of following the tracks and traces of human and non-human actors in the dynamics of social reaggregation.
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