Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, Volume: 26, Número: 12, Publicado: 2022
  • Características agronômicas e físicas de grãos de milhos transgênicos e convencionais para o uso industrial Articles

    Kluge, Elizandro R.; Mendes, Marcelo C.; Faria, Marcos V.; Stanislavski, Iasmim E.; Kluge, Fabiéli T. da R.; Zucareli, Claudemir

    Resumo em Português:

    RESUMO As características agronômicas e físicas do milho são fundamentais para produtores e indústrias que utilizam este cereal como matéria-prima, pois, interferem nos processos de industrialização, rendimento e qualidade dos produtos finais. Desse modo, o objetivo com este estudo foi avaliar as características agronômicas e físicas do grão de híbridos de milho transgênicos e convencionais cultivados na primeira safra (verão) no Estado do Paraná. Foram instalados três experimentos, nas safras agrícolas 2017/18, 2018/19 e 2019/20. O delineamento experimental utilizado foi de blocos casualizados com oito híbridos: (Supremo Vip, Supremo, P30F53VYH, P30F53, P3456H, P3456, DKB290PRO3, DKB290) e três repetições. Foram avaliadas as características físicas dos grãos para fins industriais como a canjica, gérmen, vitreosidade, flutuação e peso hectolitro, e as características agronômicas como a porcentagem de grãos ardidos, peso de mil grãos e produtividade de grãos. A canjica e gérmen são influenciados pela escolha do híbrido e pela safra agrícola avaliada, em que os híbridos Supremo (convencional), Supremo Vip (transgênico) e P3456 (convencional) apresentaram os melhores resultados. As características físicas de flutuação, peso hectolitro e vitreosidade foram influenciadas pela escolha do híbrido e safra agrícola avaliada, destacando-se os híbridos Supremo (convencional), Supremo Vip (transgênico), P30F53 (convencional), P30F53 VYH (transgênico), P3456 (convencional), P3456 VYH (transgênico), com os melhores resultados. Os híbridos convencionais mostraram superioridade industrial comparados aos híbridos transgênicos para canjica, flutuação e vitreosidade.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: Corn hybrids should be considered to define the best results for grits and germ in the food in-dustry. 1000-grain weight, grain yield, and rotten grains are influenced by hybrids and crop seasons. The flotation and the vitreousness behave oppositely in the three crop seasons.
  • Características físico-químicas e sensoriais da polpa de café desidratada em função da temperatura de secagem Articles

    Jiménez-Ochoa, Jessica P.; Barrios-Rodríguez, Yeison F.; Bahamón-Monje, Andrés F.; Gutiérrez-Gúzman, Nelson

    Resumo em Português:

    RESUMO Atualmente, uma das opções da utilização da polpa de café é a preparação de infusões com base na mesma, cujas propriedades antioxidantes foram avaliadas. O objetivo deste estudo é avaliar o efeito da temperatura de secagem nas propriedades químicas da polpa de café desidratada, bem como caracterizar física e sensorialmente a bebida da polpa de café em cápsulas de dose única, sujeitas a três tratamentos térmicos (CT: secagem natural, T50: secagem em estufa a 50 °C, e T60: secagem em estufa a 60 °C). A caracterização química da polpa desidratada foi realizada através da análise espectroscópica por infravermelhos da transformada de Fourier (ATR-FTIR), e cromatografia líquida (HPLC). Em seguida, foi realizada a caracterização física e sensorial da bebida, determinando sólidos solúveis (SS), pH, acidez titulável, e a cor. Por outro lado, a bebida foi avaliada sensorialmente. Foi realizada uma análise de componentes principais nos dados do espectro FTIR com intervalos de 1.800-650 cm-1. Os resultados físico-químicos e sensoriais foram analisados pela ANOVA. Os resultados do comportamento químico, físico e sensorial permitiram identificar o T60 como o tratamento viável para o processamento.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: High drying temperatures influence the degradation of chlorogenic acids in coffee pulp beverage. Coffee pulp prepared in single-dose capsules has good sensory characteristics. Using dehydrated coffee pulp for beverages is a viable alternative to reduce environmental im-pact.
  • Impacto da altura de voo de drone pulverizador no espectro de gotas em café de montanha Articles

    Souza, Felipe G.; Portes, Marcelo F.; Silva, Marcus V.; Teixeira, Mauri M.; Furtado Júnior, Marconi R.

    Resumo em Português:

    RESUMO Condições climáticas e parâmetros operacionais dos pulverizadores influenciam a qualidade da pulverização. Os veículos aéreos não tripulados são considerados uma ferramenta tecnológica moderna, útil e bastante eficiente na aplicação de defensivos agrícolas, uma vez que realizam pulverizações pontuais, reduzindo problemas ambientais e de saúde pública. O objetivo deste estudo foi caracterizar a qualidade da pulverização realizada com um veículo aéreo não tripulado em função da altura de voo e a posição do alvo em lavoura de café de região montanhosa. Utilizou-se três alturas de voo (2,5; 3,0; e 4,0 m) e os alvos foram colocados na parte inferior e superior da planta. Em cada planta utilizou-se 12 etiquetas de papel hidrossensível no total, seis para a parte inferior e seis para a parte superior. O software CIR 1.5 foi aplicado para determinar a porcentagem de cobertura, densidade de gotas, diâmetro da mediana volumétrica, diâmetro correspondente a 10 e 90% do volume, diâmetro mediano numérico e amplitude relativa. Os resultados mostraram que a altura de voo apenas influenciou os parâmetros diâmetro volumétrico que corresponde a 10% do volume, diâmetro mediano numérico e porcentagem de cobertura. A posição do alvo no dossel influenciou todos os parâmetros de pulverização estudados. No café de montanha, o sistema de pulverização por veículo aéreo não tripulado é mais eficiente para a parte inferior da planta.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: The parameters influenced by the flight height were Dv0.1, numerical median di-ameter, and coverage percentage. Lower coverage percentage values were observed at the working height of 4 m. Since there is an increase in flight height, the droplet diameter decreases to the parameters Dv0.1 and NMD.
  • Estimativa da perda de solo por erosão laminar usando ferramentas computacionais na agricultura de precisão Articles

    Krug, Evelin T. S.; Gomes, Glaucio J.; Souza, Eduardo G. de; Gebler, Luciano; Sobjak, Ricardo; Bazzi, Claudio L.

    Resumo em Português:

    RESUMO Esse estudo teve como objetivo avaliar e identificar a variabilidade espacial da erosão laminar em áreas que utilizam agricultura de precisão. Para tanto, foram utilizados dados de solo de três propriedades da região oeste do Paraná, uma no município de Céu Azul (área A) e duas em Serranópolis do Iguaçu (áreas B e C). Para identificar os dados discrepantes (outliers), foi realizada uma análise da dispersão dos quartis por meio de um gráfico box-plot. A verificação da normalidade dos dados foi realizada com base na aplicação do teste de Kolmogorov-Smirnov. Em seguida, foi realizada uma análise espacial, utilizando o software AgDataBox-Map. Após a obtenção dos mapas temáticos, foram estimados os parâmetros da Equação Universal de Perdas de Solo. Após essa etapa, foram calculados os fatores de estimativa das perdas de solo e gerados mapas temáticos, os quais foram integrados por álgebra cartográfica, resultando no modelo de identificação de áreas suscetíveis à erosão. A área A apresentou maior suscetibilidade (estimativa de perda de solo = 0-200 t ha-1 por ano) quando comparada às áreas B e C (estimativa de perda de solo = 0-150 t ha-1 por ano), porém, todas as áreas apresentam baixa suscetibilidade à erosão.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: The greater the stability of the aggregates in water, the lower the surface runoff. The USLE makes it possible to identify places susceptible to erosion. Computational tools optimize environmental conservation techniques.
  • Recursos hídricos subterrâneos para fins agropecuários no semiárido brasileiro Articles

    Nunes, Kenya G.; Costa, Raimundo N. T.; Cavalcante, Itabaraci N.; Gondim, Rubens S.; Lima, Sílvio C. R. V.; Mateos, Luciano

    Resumo em Português:

    RESUMO A explotação dos recursos hídricos subterrâneos sem a caracterização adequada das reservas hídricas compromete a quantidade e a qualidade da água disponível no futuro. Um grande desafio é encontrar métodos ou coeficientes apropriados para avaliar a capacidade de recarga do aquífero. Objetivou-se caracterizar qualiquantitativamente as reservas hídricas, com vistas a disponibilizar informações e estratégias de gerenciamento para o uso racional dos recursos hídricos disponíveis em um aquífero aluvial no semiárido do Nordeste brasileiro. Foram analisados poços rasos e de média profundidade. Os níveis estáticos dos poços foram monitorados nos períodos secos e chuvosos para calcular as reservas hídricas. Foram coletadas amostras de água para a determinação da qualidade da água para fins de irrigação. A constante ampliação de áreas para atividades agropecuárias está comprometendo a sustentabilidade hídrica do aquífero, uma vez que as reservas não são suficientes para atender a essa demanda. A qualidade das águas subterrâneas não é limitante para uso agropecuário. A conversão da irrigação por superfície em métodos localizados irá proporcionar o aumento da produtividade da água e, consequentemente, a área irrigada. O estudo fornece dados e permite recomendar estratégias apropriadas para a explotação dos recursos hídricos subterrâneos, com vistas à manutenção das atividades agropecuárias em condições semiáridas, de modo a evitar a superexplotação.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: Groundwater reserves are not sufficient to meet demand and water use efficiency must be im-proved. Overexploitation of groundwater prevents aquifer recovery and agricultural activities. Groundwater quality is not limiting for agricultural use; however, water resources management strategies are required.
  • Lixiviação e disponibilidade de potássio no solo afetadas por fontes de fertilizantes convencionais e revestidos Articles

    Ribeiro, Bruno N.; Coelho, Anderson P.; Souza, Juscelio R. de; Gissi, Luciano de; Lemos, Leandro B.

    Resumo em Português:

    RESUMO O uso de fertilizantes revestidos é uma estratégia para melhorar a eficiência da adubação e o rendimento das culturas. No entanto, são necessários estudos para entender a dinâmica no solo dos diferentes tipos de fertilizantes potássicos (K) revestidos. Objetivou-se avaliar a lixiviação, disponibilidade e recuperação de K em colunas de solo após aplicação de fonte convencional KCl e outras fontes de K com tecnologias de revestimento e compactação. O experimento compreendeu quatro tratamentos, constituídos por três fontes de K (KCl convencional; KCl revestido com aditivos e polímeros - KCl-C; e KCl compactado e revestido com aditivos e polímeros - KCl-CC), e um controle sem adubação, com quatro repetições. Os teores de K foram avaliados na solução lixiviada das colunas de solo por 28 dias. Após esse período, foram determinados os teores de K no solo. A ausência de adubação no solo levou a uma redução de 26,5% nos teores de K. As fontes revestidas apresentaram menor dureza de grânulos e maior lixiviação de K em relação ao KCl convencional. A quantidade de K lixiviada foi de 62,2% para KCl-CC, 68,5% para KCl-C e 54,0% para KCl convencional. No entanto, ao final do experimento, os teores de K no solo foram maiores para a fonte KCl-C.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: The soil K concentration decreased by 26.5% in the absence of potassium fertilization. Coated fertilizer sources increased the availability and leaching of K into the soil. KCl coating increased the soil K availability and leaching.
  • Acúmulo e eficiência do uso do fósforo em cultivares de mandioca irrigadas no semiárido brasileiro Articles

    Alves, Francisco A. T.; Silveira, Flávio P. da M.; Lopes, Welder de A. R.; Oliveira, Francisco de A. de; Silveira, Lindomar M. da; Barros Júnior, Aurélio P.

    Resumo em Português:

    RESUMO O fósforo tem importância fundamental para o suprimento energético necessário para o metabolismo vegetal, mas ainda é pouco estudado em culturas importantes, como a mandioca. Objetivou-se avaliar o acúmulo e a eficiência do uso do fósforo em diferentes cultivares de mandioca no semiárido. Foram conduzidos dois experimentos em duas safras agrícolas, 2018/2019 e 2019/2020, em Mossoró-RN. O delineamento experimental foi em blocos ao acaso, em parcelas subdivididas, com quatro repetições. Nas parcelas, foram aplicadas no sulco de cultivo cinco doses de fósforo (P) (0; 60; 120; 180 e 240 kg ha-1 de P2O5), e, nas subparcelas quatro cultivares de mandioca (Água Morna, BRS Gema de Ovo, Recife e Venâncio). As cultivares Água Morna e Recife exportam mais fósforo através de suas raízes. As cultivares Venâncio e Água Morna apresentam maior eficiência agronômica quando adubadas com 60 kg ha-1 de P2O5. A eficiência aparente de recuperação do P apresentou a seguinte ordem: ‘BRS Gema de Ovo’ > ‘Água Morna’ > ‘Venâncio’ > ‘Recife’, com maiores índices na dose de 60 kg ha-1 de P2O5.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: The largest export of phosphorus in cassava is through the roots. High doses of phosphorus (240 kg ha-1 of P2O5) reduce agronomic and recovery efficiencies. Cassava shows great genetic variability in response to phosphorus fertilization.
  • Germinação e vigor de genótipos de soja sob estresse salino Articles

    Alves, Francisco A. T.; Lins, Hamurábi A.; Albuquerque, José R. T. de; Paiva, Emanoela P. de; Oliveira, Francisco de A. de; Silveira, Lindomar M. da; Mendonça, Vander; Barros Júnior, Aurélio P.

    Resumo em Português:

    RESUMO A soja destaca-se entre as culturas com maior aplicação da transgenia, principalmente para tolerância a herbicidas, pragas e doenças, mas são escassos estudos sobre estresse salino em plantas geneticamente modificadas. O objetivo desta pesquisa foi avaliar a tolerância ao estresse salino de genótipos de soja, tradicionais e geneticamente modificadas, nas fases de germinação e plântulas. Para tanto, foram utilizadas sementes de 13 genótipos de soja, sendo cinco tradicionais (BRS Carnaúba, BRS Pérola, BRS Tracajá, BRS Sambaíba e FTR-4389) e oito transgênicas (BRS Sambaíba RR, BRS-333-RR, BRS-9820-RR, PAS-13565-74-RR, PAS-11711-007-RR, BRS-918-IPRO, AS-3810-IPRO e M-8210-IPRO), submetidas a quatro potenciais osmóticos (0.0; -0.1; -0.2 e -0.3 MPa). A qualidade das sementes foi avaliada a partir das seguintes variáveis: porcentagem de germinação, índice de velocidade de germinação, comprimento da parte aérea, comprimento de raiz, acúmulo de massa seca e índice de tolerância à salinidade. Todas as variáveis foram afetadas pelo estresse salino. Os genótipos convencionais BRS Carnaúba, BRS Pérola, BRS Tracajá, BRS Sambaíba, bem como do grupo RR PAS-13565-74-RR e PAS-11711-007-RR são tolerantes à salinidade. Os genótipos FTR-4389 (convencional) BRS Sambaíba RR (RR) são menos tolerantes ao estresse salino. Todos os genótipos do grupo IPRO são moderadamente tolerantes ao estresse salino.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: Conventional genotypes have greater salt stress tolerance than transgenic types. Salt stress has greater deleterious effect on soybean vigor than on germination. The germination speed index is directly related to the tolerance level of the variety.
  • Estresse por baixas temperaturas reduz as produtividades do arroz em condições de clima temperado Articles

    Unan, Rasim; Genctan, Temel; Pedroso, Rafael M.

    Resumo em Português:

    RESUMO O arroz é originário de climas tropicais e, quando cultivado em regiões temperadas, pode ter sua produtividade reduzida por exposição ao estresse por frio. Este estudo buscou avaliar as perdas produtivas associadas ao frio em diversas variedades de arroz e a tomada de decisão pela resemeadura da lavoura. A semeadura foi realizada em época precoce, regular ou tardia visando capturar a condição natural de ocorrência de estresse pelo frio em experimento com duração de três anos. As datas de semeadura que obtiveram os maiores rendimentos variaram entre data normal a tardia de acordo com a duração do estresse por frio nos anos com sua ocorrência. Perdas produtivas ocasionadas por condições de estresse por frio variaram entre 0.81 a 2.74 t ha-1, atingindo até 38.6%; Halilbey, Pasali e Mevlutbey foram as variedades mais tolerantes ao frio. O rendimento de grãos correlacionou-se ao número de plantas; uma densidade mínimo 60.8-79.6, e ótimo 132.3 plantas m-2 foi necessária para se atingir o rendimento econômico. Estresse por frio afetou a densidade de plantas de arroz negativamente, e densidades ≤ 60.8-79.6 plantas m-2 indicariam necessidade de eliminação da cultura e sua resemeadura dependendo dos custos de aplicação. O estresse pelo frio ocasionou maiores perdas nos estádios de germinação e plântula em relação a sua ocorrência em estádios mais avançados de desenvolvimento.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: Cold stress causes grain yield losses of up to 38.6%. Cold stress is more damaging at the germination and seedling stages than at the booting stage in temperate regions. For economical grain yield, minimum of 60.8-79.6 plants m-2 and optimum of 132.3 plants m-2 are required.
Unidade Acadêmica de Engenharia Agrícola Unidade Acadêmica de Engenharia Agrícola, UFCG, Av. Aprígio Veloso 882, Bodocongó, Bloco CM, 1º andar, CEP 58429-140, Campina Grande, PB, Brasil, Tel. +55 83 2101 1056 - Campina Grande - PB - Brazil
E-mail: revistagriambi@gmail.com